Gigante de materiais para casa e construção, a rede varejista C&C (Casa & Construção) encerrou de vez suas operações em Campinas. A última unidade da loja, localizada na Avenida da Saudade, no bairro Ponte Preta, fechou as portas nesta semana, conforme anunciado previamente pela assessoria da empresa e divulgado pelo acidade on.
A reportagem do acidade on esteve na tarde de hoje na unidade e confirmou quea loja realmente não está mais em funcionamento. Um comunicado afixado na porta informa:
A loja na Av. Da Saudade era a última unidade da C&C em funcionamento em Campinas e estava em liquidação até o dia 1º de setembro, com descontos de até 60% em diversos produtos. Outras duas unidades, na Av. John Boyd Dunlop e na Rodovia D. Pedro I (SP-065), já haviam sido fechadas. Além da marca outras grandes varejistas fecharam as portas neste ano na cidade – leia mais abaixo.
Até o ano passado, a C&C contava com pelo menos 36 unidades no Brasil, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Hoje, esse número caiu para 11.
A única loja da C&C sem previsão de fechamento no Interior de São Paulo é a de Jundiaí. As demais unidades ativas ficam localizadas na capital e Grande SP.
Por que a C&C vai fechar em Campinas?
Ao ser questionada pelo acidade on sobre o motivo do encerramento das atividades em Campinas, a assessoria da C&C informou que a decisão foi tomada por conta dos custos das unidades.
“A empresa busca constantemente a adequação dos seus custos operacionais, reposicionando pontos de venda de acordo com sua estratégia comercial. Em alguns casos, os pontos são descontinuados por se tornarem extremamente dispendiosos”, disse.
Além do encerramento das atividades na metrópole, a rede também fechou lojas em outras cidades do Interior de São Paulo, como São José dos Campos e Bauru, e no estado do Rio de Janeiro. Esses fechamentos acontecem após o Grupo Alfa, conglomerado que reúne Hotéis Transamérica, Águas Prata e La Basque, vender a varejista para a AGI (Arcos Gestão e Investimento) Partners, no fim de setembro do ano passado.
A operação de venda foi estruturada pela Prisma Capital, que atuou como assessora financeira da AGI. O BTG Pactual foi o assessor financeiro do Grupo Alfa durante o acordo.
Uma reportagem do jornal Valor Econômico, publicada em junho do ano passado, apurou que a rede de material de construção está passando por uma reestruturação desde o início de 2023. As herdeiras do banqueiro Aloysio Faria, do banco Alfa, e atuais donas da franquia, teriam contratado a consultoria Galeazzi para esse processo.
A conclusão do diagnóstico sobre a rede varejista é de que seria preciso fechar pelo menos um terço das lojas da C&C, ainda de acordo com a matéria.
A rede de casa e construção surgiu a partir da fusão entre as empresas Conibra e Madeirense, no final dos anos de 1990, e tem atualmente 12 lojas em funcionamento, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, ainda considerando a unidade da Av. da Saudade em Campinas.
Outras grandes redes fecharam as portas em Campinas
Além da C&C, recentemente a unidade das Lojas Americanas localizada na Rua 13 de Maio fechou as portas na cidade.
Questionada pelo acidade on sobre os motivos do fechamento, a Americanas informou que “o processo de abertura e fechamento de lojas faz parte do curso normal do varejo somado ao plano de transformação da companhia, que prevê ajustes imediatos e de curto e médio prazos com foco na rentabilidade e otimização do negócio”.
Ao lado da Americanas, uma das lojas da varejista Pernambucanas também encerrou as atividades no Centro de Campinas.
Em nota enviada ao acidade on, a Pernambucanas informou que o fechamento da loja localizada na Rua 13 de Maio “faz parte da estratégia de avaliação de desempenho dos pontos de venda da companhia, prática comum no setor varejista”.
Uma segunda unidade da loja da Pernambucanas permanece em funcionamento a poucos metros de distância da que foi fechada, na esquina do corredor de compras com a Rua José Paulino.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Vacinação antirrábica gratuita será neste sábado em São Pedro; veja local
Piracicaba confirma nova morte por dengue pelo 2° dia consecutivo e total chega a 16