- Publicidade -
CampinasEconomiaConcurso Nacional Unificado: veja novas datas

Concurso Nacional Unificado: veja novas datas

Governo Federal precisou adiar o concurso devido à tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, mas as provas serão as mesmas

- Publicidade -

O novo edital do Concurso Público Nacional Unificado foi divulgado nesta quinta-feira (4) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O decreto prevê novas regras para evitar um novo adiamento do certame. O concurso foi adiado devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, no fim de abril e no mês de maio, impossibilitando os candidatos de se prepararem e de participarem das provas.

A data da prova foi mantida para 18 de agosto. No fim de maio, o governo federal já havia anunciado esta informação. De acordo com o novo edital, os resultados finais sairão em 21 de novembro, e a previsão de posse nos cargos públicos será em janeiro do ano que vem.

Em todo o estado de São Paulo, há 288 mil inscritos, de acordo com o governo federal. Em Campinas são 15.383 pessoas vão fazer a prova.

Veja o novo cronograma do concurso

- Publicidade -
  • 4 de julho – Publicação de Decreto e retificação do Edital;
  • 5 a 7 de julho – Disponibilização de sistema para os candidatos do Rio Grande do Sul que fariam prova em outros estados ou candidatos de outros estados que fariam prova no RS solicitarem alteração do polo de provas e para candidatos de todo o Brasil solicitarem devolução da taxa de inscrição;
  • 7 de agosto – Disponibilização dos Cartões de Confirmação;
  • 18 de agosto – Aplicação das provas;
  • 18 de agosto – divulgação dos cadernos de provas (PDFs disponíveis após às 20h);
  • 20 de agosto – divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas;
  • 20 e 21 de agosto – prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados;
  • 10 de setembro – disponibilização da imagem do Cartão-Resposta;
  • 8 de outubro – divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva;
  • 21 de novembro – divulgação final dos resultados;
  • Janeiro 2025 – início da convocação para posse e cursos de formação.

Provas serão as mesmas

A ministra, Esther Dweck, garantiu a segurança para mais de 18,7 mil malotes de provas que foram recolhidos em todo o Brasil e que foram concentrados em um único local.

“A checagem de todos os lacres foi feita, e não houve nenhuma violação nos malotes de prova. As provas estão seguras, guardadas e foram armazenadas em local que tem vigilância 24 horas, nos sete dias da semana, em processo de extrema segurança”, afirmou hoje em coletiva de imprensa.

A operação de segurança das provas é coordenada pelo ministério, mas envolve vários órgãos federais e estaduais, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Agência Brasileira de Inteligência, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a Força Nacional de Segurança Pública, as secretaria de segurança pública estaduais, responsáveis pelos efetivos das polícias militares e civil, do corpo de bombeiros militar e membros da Defesa Civil.

Mudança no concurso

As provas do Concurso Unificado estavam marcadas para 5 de maio, mas, dois dias antes de serem aplicadas, ou seja, em 3 de maio, a União adiou o concurso por causa das enchentes que atingiram 96,38% (479, dos 497) dos municípios gaúchos.

Desde o fim de abril, a tragédia já provocou 180 mortes, além de alagamentos e prejuízos ainda não calculados. Neste momento, 32 pessoas seguem desaparecidas.

Com informações da Agência Brasil

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Motorista de caminhão sem habilitação é preso por dirigir embriagado na Bandeirantes

Motorista perde o controle, bate carro em poste e para em árvore

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas