A conta de energia elétrica ficará mais cara a partir desta terça-feira (1º), com a ativação da bandeira vermelha patamar 2, que é o nível tarifário mais alto da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Com essa mudança, o preço para cada 100 quilowatts-hora consumidos aumentará de R$ 4,463 para R$ 7,877.
Essa decisão foi anunciada na última sexta-feira (27) pela Aneel, devido ao risco hidrológico gerado pelos baixos níveis de reservatórios e ao aumento do preço da energia no mercado, impactado pelo custo de produção que não foi previamente contratado.
Conta de energia: entenda as bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias é dividido em três cores: verde, amarelo e vermelho, sendo o vermelho subdividido em patamares 1 e 2.
A bandeira verde patamar 1 indica que não há custo extra na tarifa.
A bandeira vermelha patamar 1 estava em vigor desde setembro, após um período em que a bandeira verde patamar 1, a mais econômica, predominou por vários meses.
Segundo a Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias visa tornar a cobrança mais transparente para os consumidores de energia elétrica conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Criado em 2015, esse sistema sinaliza os custos de geração de energia no Brasil e permite que os consumidores ajustem seu consumo para reduzir o valor da conta de luz.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Posto de trabalho de Nova Odessa tem 80 vagas de emprego; veja cargos
Eleições 2024: veja quem são os candidatos a vereador em Piracicaba