- Publicidade -
EconomiaGoverno desiste do horário de verão em 2024, mas avalia retorno em 2025

Governo desiste do horário de verão em 2024, mas avalia retorno em 2025

O governo federal anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (16), que o horário de verão não será retomado neste ano

- Publicidade -

O governo federal anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (16), que o horário de verão não será retomado neste ano. A decisão foi comunicada após uma avaliação dos impactos econômicos e energéticos da medida.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que, após análise, o governo concluiu não haver necessidade de reinstaurar o horário de verão em 2024. No entanto, ele destacou que a possibilidade de retomar a política em 2025 permanece em aberto, dependendo de futuras análises.

Impacto da decisão

“Concluímos que não há necessidade para este verão. Temos a segurança energética assegurada, mesmo que de forma modesta, e estamos restabelecendo nossa condição hídrica”, afirmou o ministro, enfatizando que a possibilidade de adoção do horário de verão será reavaliada em 2025.

A discussão sobre a necessidade de reintroduzir o horário de verão foi iniciada devido à pior seca enfrentada pelo país desde 1950. “Graças a medidas adotadas ao longo do ano, conseguimos que os reservatórios apresentassem índices de eficiência”, declarou.

Benefícios do horário de verão

O adiantamento dos relógios em uma hora é, em geral, justificado pela necessidade de reduzir o consumo no horário de pico. O horário de verão tem o potencial de diminuir em até 2% a demanda de energia durante o início da noite, um período crítico para o sistema elétrico, quando o consumo atinge picos.

Tradicionalmente, o horário de verão era adotado de outubro a fevereiro. Diante do cenário hidrológico desfavorável e do acionamento frequente de termelétricas, que são mais caras, o retorno do horário de verão foi considerado uma solução “premente” pelo ministro Silveira em declarações anteriores.

Em setembro, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou uma nota técnica que indicava que a volta do horário de verão poderia aumentar a eficiência do SIN (Sistema Interligado Nacional), especialmente entre 18h e 20h, quando o sistema enfrenta maior pressão.

Com informações de agências

- Publicidade -

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 35 milhões

Vacinação antirrábica gratuita será neste sábado em São Pedro; veja local

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -