- Publicidade -
EconomiaNúmero de inadimplentes em Campinas aumenta e atinge 450 mil pessoas

Número de inadimplentes em Campinas aumenta e atinge 450 mil pessoas

Com isso, quase 40% dos moradores da cidade estão inadimplentes; aumento foi de 6% entre 2023 e 2024, segundo dados da Serasa

- Publicidade -

O número de inadimplentes em Campinas cresceu 6% em relação ao ano passado, atingindo 450.389 pessoas – o maior índice desde janeiro de 2023, quando 424.638 moradores estavam no cadastro de devedores. Segundo dados da Serasa, o cenário é preocupante: 39 em cada 100 campineiros estão com dificuldades para pagar as contas em dia.

Para o economista Fabrício Pessatto, a falta de planejamento financeiro é um dos principais fatores por trás do endividamento crescente.

“Às vezes, está entrando em uma situação de consumo desenfreado para compensar outras situações, infelicidade, frustrações e acabam descontando isso no consumo”,

afirma o economista Fabrício Pessato.

Ele ressalta que não existe receita secreta para colocar as contas em dia, sendo a organização o melhor caminho para quem está em busca de ter a vida financeira mais equilibrada. Para isso, existem em instrumentos que podem facilitar a reorganização das finanças.

“Uma solução científica para a coisa seria a pessoa fazer uma programação financeira, fazer um orçamento familiar. Hoje em dia nós temos aplicativos que ajudam nas finanças, aplicativos para celulares, as pessoas podem baixar gratuitamente e com isso elas podem ter um controle melhor de suas finanças pessoais”,

afirmou o economista.

Feirão da Serasa oferece oportunidade para renegociar dívidas

Para quem busca regularizar a situação financeira, o Feirão da Serasa está disponível até o dia 29 de novembro, em parceria com os Correios, em mais de 10 mil agências pelo país. Também é possível renegociar diretamente pelo aplicativo da Serasa.

Endividamento e aprendizado

Thainá Souza, auxiliar administrativa, é uma das pessoas que enfrentam dificuldades para manter as contas em dia. Ela conta que adquiriu um empréstimo de R$ 8 mil para quitar dívidas de carro e moto, mas a situação se complicou após seu ex-marido perder o emprego. “Virou uma bola de neve, sem conseguir pagar”, desabafa.

Agora, Thainá espera renegociar a dívida e afirma ter aprendido uma lição valiosa. “Agora, depois de passar por todo esse processo, ver como é os juros, como fica, né, a gente aprende. Dívida nunca mais”, conta.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

- Publicidade -

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Frente fria chega hoje e trará mais chuvas e queda de temperaturas para a região

Projeto “Visite Piracicaba” abre inscrições para visita ao Tanquã

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -