- Publicidade -
EconomiaPela segunda vez, leilão do Estádio da Mogiana não recebe nenhum lance para venda

Pela segunda vez, leilão do Estádio da Mogiana não recebe nenhum lance para venda

Novo pregão para tentar vender o Cerecamp, localizado no Jardim Guanabara, aconteceu nesta quinta-feira (13), cerca de quatro meses depois da primeira tentativa

- Publicidade -

Ninguém demonstrou interesse em comprar o Cerecamp (Centro Esportivo e Recreativo de Campinas “Dr. Horácio Antônio da Costa”), que teve a segunda tentativa de leilão realizada de forma online nesta quinta-feira (13). Conhecido como Estádio da Mogiana, localizado no Jardim Guanabara, o espaço está interditado há mais de dois anos por conta das más condições estruturais e de segurança do complexo.    

O governo do estado de São Paulo tenta vender o estádio desde outubro do ano passado, quando ocorreu o primeiro pregão, também encerrado sem nenhum lance. Na época, o valor mínimo estipulado foi em R$ 28,6 milhões, e, na tentativa de hoje, caiu para R$ 25,7 milhões, o que acabou não ajudando a atrair compradores.   

Vereador quer transformar Estádio da Mogiana em parque   

Um dia antes de mais um leilão deserto, o vereador Gustavo Petta (PCdoB) revelou que vai protocolar nesta sexta-feira (14) um requerimento para criação de uma CEE (Comissão Especial de Estudos) visando à criação de um parque na região do estádio do Cerecamp. O anúncio foi feito durante a 4ª Reunião Ordinária da Câmara, realizada na noite de ontem (12).  

Para Petta, a falta de interessados em comprar o estádio é resultado do tombamento do local e, por isso, o poder público municipal e estadual deveriam se unir para a revitalização da área e a criação de um parque. “Nas grandes cidades do mundo esse movimento já vem sendo feito até com desapropriação, nesse caso não precisaríamos já que o equipamento é público. Em São Paulo tivemos casos assim para a construção do Parque Augusta e Parque Bixiga”, exemplifica.  

O projeto, que será discutido e analisado na CEE, contemplaria não só o estádio, mas outras áreas de lazer no entorno. “A criação desse parque valorizaria a região, além de garantir mais uma área de lazer para a população da cidade, mantendo o Estádio do Mogiana como patrimônio”, defende Petta, acrescentando que a Comissão ouviria a Prefeitura, governo estadual, moradores e comerciantes da área, além de entusiastas e apoiadores do estádio como patrimônio de Campinas.  

Desafios da venda  

Por ser tombado em duas instâncias, no Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Cultural de Campinas) e pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), o futuro comprador terá restrições para reestruturar o local. O campo de futebol e as duas arquibancadas, que são revestidos de trilhos de trem da antiga empresa férrea, precisam ser preservados.  

O Estado não informou se há previsão para que um novo leilão aconteça em breve.   

- Publicidade -

Por que Estádio da Mogiana foi a leilão?   

Em nota enviada ao acidade on, a SGGD (Secretaria de Gestão e Governo Digital), explicou que o Estádio da Mogiana se encontra “ocioso e vago” e, por conta disto, a CPE (Coordenadoria de Patrimônio do Estado), órgão vinculado à Pasta, decidiu levá-lo a leilão.  

Ainda de acordo com a SGGD, a iniciativa vem em consonância com o decreto nº 68.538/2024, que institui o Plano São Paulo na Direção Certa e define as diretrizes e ações a serem implementadas para modernização da Administração Pública estadual. Um dos eixos deste Plano é a expansão do investimento através da alienação onerosa, que envolve a transferência voluntária de direitos de um imóvel público para um terceiro.    

“Com os recursos advindos da negociação, o Governo de SP irá otimizar os recursos públicos e promover o desenvolvimento urbano, econômico e de políticas públicas na região”, diz a nota.    

O acidade on questionou a secretaria de Esportes do Estado se houve tentativas de resolver a situação da área desocupada, mas a Pasta retornou informando apenas que “tem buscado alternativas para fomentar a prática desportiva na região”.    

O que diz a Prefeitura de Campinas   

Em nota, a Prefeitura de Campinas afirmou que o leilão do Estádio da Mogiana integra o conjunto de ações dentro de um termo de cooperação técnica para requalificação da área central, firmado entre a Prefeitura, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), CDHU (Companhia de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo) e Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).   

A expectativa da Administração é que o leilão “possibilite a recuperação desse importante patrimônio histórico e esportivo da cidade”.    

Ainda de acordo com a Prefeitura, o governo do Estado pode vender o imóvel, já que o tombamento não retira o direito de propriedade, e sim estabelece limitações ao direito de uso da propriedade. Nesse sentido, independentemente se a propriedade for pública ou privada, qualquer intervenção no bem deve obedecer às restrições impostas pelo tombamento.  

Sobre o Estádio da Mogiana   

Inaugurado em 1940, o estádio foi construído originalmente para servir como espaço de recreação para os funcionários da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, e já figurou entre os principais estádios do país. O local entrou para a história ao receber o primeiro dérbi noturno entre Guarani e Ponte Preta, sendo, na época, o único estádio da cidade com torres de iluminação. Além disso, sediou edições importantes dos Jogos Abertos do Interior.   

Entretanto, desde 2009, a arquibancada com capacidade para mais de quatro mil pessoas, estão desativadas. Mesmo depois disso, ainda houve partidas sem a presença de público, com o último jogo realizado em 12 de janeiro de 2011, quando o Red Bull Brasil venceu o Athletico-PR por 3 a 1, pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em 2023, o Estádio da Mogiana foi interditado pelo governo do Estado por conta das más condições.   

O espaço tem 26,5 mil m² distribuídos em um campo de futebol com arquibancadas com capacidade para cinco mil pessoas, além de uma quadra poliesportiva, uma pista de atletismo e um mini campo de futebol de areia. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Rio Piracicaba terá edição de Passeio a Remo; veja como participar

Cinema ao ar livre exibe “Moana” de graça em Piracicaba; veja local

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas