O Dia dos Namorados está chegando e os preparativos do mercado estão a todo vapor. Só no começo desta semana, mais de 1 mil caminhões saíram do mercado de flores, Ceaflor, em Holambra, carregados de mercadorias para abastecer o Brasil inteiro. Somando com os veículos utilitários, foram mais de 2,4 mil.
A data celebrada na próxima quinta-feira (12) representa 10% das vendas do ano inteiro no mercado de Holambra. A expectativa do Ceaflor é que, em comparação, com o ano passado, as vendas cresçam de 6% a 8%.
Diante da alta demanda, o preço ofertado pelas rosas no mercado de flores pode assustar os consumidores, mas há uma explicação sazonal para esses valores.
Por que as rosas ficam mais caras no Dia dos Namorados?
A produção nacional de rosas cresce a cada ano em volume e sobretudo em qualidade, de acordo com o Ceaflor. Contudo, o Dia dos Namorados no Brasil é comemorado no início do Inverno, época em que há uma queda sazonal de 30% na quantidade ofertada do produto, em relação aos demais períodos do ano.
Assim, mais uma vez, o mercado precisou recorrer às rosas importadas da Colômbia e do Equador para a atender o público. Este cenário de maior demanda e menor oferta, somado ao fato de as rosas importadas serem cotadas em dólar, contribuem na elevação do preço, o que é um impedimento para muitos consumidores.
Outras opções
Para lidar com a alta no preço das rosas, os comerciantes apostam em outras plantas para presentear, como é o caso das suculentas. Há opções com o apoio de cachepôs, cestas com chocolates e vinhos.
“A rosa importada é o carro-chefe, mas as outras flores também têm uma grande saída. (…) Nem sempre só a flor. Às vezes é uma orquídea, um chocolate, uma placa, um cartão comemorativo. Então, agrega bastante outros produtos também, além das flores”, comentou Adriana Cristina dos Santos, dona de uma floricultura em Campinas.
O Dia dos Namorados movimenta também a oferta de outros serviços no varejo, como as floriculturas que confeccionam buquês e arranjos florais, vendidos de maneira presencial ou on-line.
*Com informações de Júnia Vasconcelos/EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
VÍDEO: motociclista morre após furar sinal vermelho e bater em ônibus
Bebê de 5 meses morre em creche particular após Samu ser chamado para ocorrência de engasgo