O Pix, plataforma do Banco Central para transferências bancárias em tempo real, vai ganhar uma nova forma de uso: o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira (29) que o Pix por aproximação será disponibilizado na próxima semana. O anúncio aconteceu durante o evento Lide Brazil Conference London. Com a nova funcionalidade, os usuários poderão aproximar o celular da máquina de cartão para realizar pagamentos.
As 13 instituições financeiras responsáveis por movimentar 99% das operações de iniciação de pagamento devem disponibilizar a modalidade já a partir de novembro. Para as outras instituições que fazem Pix, o prazo será janeiro de 2026.
A previsão inicial, divulgada em julho deste ano, apontava que a funcionalidade seria lançada a partir de fevereiro de 2025, prazo que foi antecipado.
Como utilizar o meio de pagamento por aproximação?
Assim que a modalidade de pagamento for liberada pelas instituições de pagamento, o cliente precisará vincular sua conta a uma carteira digital, como Google Wallet ou Apple Wallet.
Na prática, o usuário poderá utilizar a funcionalidade como um cartão por aproximação, mas diretamente no celular, sem a necessidade de acessar a conta bancária, como acontece atualmente.
Pix
O Pix foi lançado pelo BC em novembro de 2020 e é a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. No dia 6 de setembro, o sistema de transferências instantâneas bateu recorde e superou a marca de 227 milhões de transações em 24 horas, com 227,4 milhões de transferências via Pix para usuários finais. O recorde diário anterior tinha sido anotado em 5 de julho, com 224,2 milhões de movimentações.
“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”,
informou o BC, em comunicado.
No fim de agosto, o método de pagamento alcançou 168,15 milhões de usuários, conforme as estatísticas mensais mais recentes. Desse total, 153,11 milhões eram de pessoas físicas e 15,04 milhões, pessoas jurídicas.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Homem é morto a facadas pelo ex-cunhado
Piracicaba aumenta a oferta de aulas de yoga gratuitas; veja quando