- Publicidade -
CampinasEconomiaRede de supermercados acaba com escala 6x1 e adota 5x2 na região de Campinas

Rede de supermercados acaba com escala 6×1 e adota 5×2 na região de Campinas

Mudança será implantada a partir deste mês em unidades do Savegnago e do Paulistão Atacadista e busca mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal dos colaboradores

- Publicidade -

O Grupo Savegnago anunciou que passará a adotar, a partir de janeiro deste ano, o modelo de escala de trabalho 5×2 — com cinco dias de trabalho e dois de folga — em unidades da rede na região de Campinas. A mudança alcança lojas do Savegnago Supermercados em Campinas, Sumaré e Hortolândia, além do Paulistão Atacadista em Barretos, Sertãozinho e Franca.

A iniciativa representa o fim da escala 6×1, tradicional no varejo, nessas unidades e amplia um projeto-piloto iniciado em Indaiatuba, onde o novo formato passou a ser testado desde a inauguração da loja.

LEIA TAMBÉM: Ministro do Trabalho defende jornada de 40 horas semanais e fim da escala 6×1

- Publicidade -
- Publicidade -

Como vai funcionar o fim da escala 6×1 nas unidades?

Apesar da alteração no formato da jornada, a carga horária semanal permanece em 44 horas, conforme prevê a legislação trabalhista. No novo modelo, esse total será distribuído em cinco dias, com jornadas diárias de 8h48, substituindo as 7h20 praticadas na escala 6×1.

Segundo o grupo, a proposta busca organizar melhor o tempo de trabalho sem comprometer a operação das lojas, ao mesmo tempo em que oferece mais dias de descanso aos colaboradores.

Mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

De acordo com o vice-presidente administrativo e financeiro do Grupo Savegnago, Beto Borsoni, a adoção da escala 5×2 traz ganhos diretos para o bem-estar das equipes.

“A proposta da nova escala é oferecer uma rotina mais equilibrada e previsível aos colaboradores, ao mesmo tempo em que preserva a organização e a eficiência das operações. Ter dois dias de descanso faz diferença na recuperação física, no convívio familiar e na disposição para o trabalho, refletindo diretamente no bem-estar e na motivação das equipes”,

afirma.

- Publicidade -
- Publicidade -

Resultados serão monitorados

O projeto-piloto teve início com colaboradores das áreas operacionais da unidade de Indaiatuba. Com a ampliação para outras cidades, o Grupo Savegnago seguirá monitorando indicadores operacionais, desempenho das equipes e impactos na rotina das lojas.

Os resultados desta etapa vão embasar a avaliação sobre uma possível expansão do modelo para outras unidades da rede ainda em 2026, consolidando a mudança como uma nova política de jornada no grupo.

- Publicidade -

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

Também estamos on no Threads e no Youtube.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Preços de ônibus da EMTU sobem hoje; veja novos valores na região

Dupla é presa por furtar mais de R$ 10 mil em calcinhas e outras peças de roupas em shopping

- Publicidade -
- Publicidade -
Laura Nardi
Laura Nardi
Repórter Web no ACidade ON Campinas. Graduada em Jornalismo pela PUC-Campinas, tem passagem pelos portais Tudo EP e Jornal de Valinhos. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.

veja mais

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas