- Publicidade -
EconomiaTerminal de Carga de Viracopos ganha destaque como hub aéreo para a exportação de frutas

Terminal de Carga de Viracopos ganha destaque como hub aéreo para a exportação de frutas

Nas últimas duas semanas foram três voos charters com 100 toneladas de frutas em cada aeronave; os voos foram carregados com mangas

- Publicidade -


 O Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, está consolidando sua posição como um importante hub aéreo para a exportação de frutas. Nas últimas semanas, foram realizados três voos que transportaram aproximadamente 300 toneladas de frutas do Brasil para destinos na Europa e África.
 

De acordo com os dados fornecidos pela Gerência Comercial de Cargas, em 2022, o volume total de frutas exportadas pelo Brasil alcançou 981 mil toneladas. Com isso, cerca de 13% de todas as frutas exportadas pelo Brasil passam pelo Terminal de Carga de Viracopos.


De acordo com um levantamento feito pela Gerência Comercial de Carga, os principais países importadores das frutas originadas do Brasil em 2022 através de Viracopos, em termos de peso, incluem Portugal, Países Baixos, Alemanha, Reino Unido, Espanha, EUA, França, Coreia do Sul, Polônia, Luxemburgo, Bélgica e vários países africanos.
 

Destinos das frutas 

Nas últimas três semanas, por exemplo, foram realizados três voos charter, cada um transportando 100 toneladas de frutas. Dois desses voos transportaram 100 toneladas de manga para a África, mais especificamente para a cidade de Acra, a capital do Gana, situada na costa atlântica da África Ocidental. 


Entre as frutas mais exportadas pelo Brasil estão: maçã, uva, banana, mamão, manga, melancia, melão e limã. Já as frutas mais exportadas por meio do TECA de Viracopos estão: manga, mamão e abacate.
 

 A Fermac Cargo é um dos agentes de cargas que faz uso do Aeroporto Internacional de Viracopos. A empresa iniciou seu projeto em agosto de 2013 e já realizou mais de 50 voos dedicados ao transporte de frutas para o exterior. 

Recentemente, a Fermac foi responsável por coordenar os três voos charter mencionados nas últimas semanas. Essas remessas foram direcionadas para o continente africano, mais especificamente para Acra, a capital de Gana. As frutas transportadas eram mangas produzidas no Vale do São Francisco, nas proximidades das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félixhttps://www.acidadeon.com/campinas/
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -