- Publicidade -
EconomiaVenda de inseticidas tem alta de 47% na região de Campinas

Venda de inseticidas tem alta de 47% na região de Campinas

Calor é um dos principais fatores para aumento da procura por inseticidas; no segundo trimestre, aumento foi de 47%

- Publicidade -

O calor intenso tem gerado um aumento no número de insetos, especialmente mosquitos, incomodando moradores e impulsionando a venda de inseticidas. De janeiro a outubro de 2024, os supermercados da região de Campinas registraram uma alta de 10% nas vendas desses produtos, em comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com a Apas (Associação Paulista de Supermercados). No segundo trimestre deste ano, entre abril e junho, o crescimento foi ainda mais expressivo, chegando a 47% em relação ao ano passado.

Calor é fator importante para proliferação dos insetos

De acordo com o biólogo Edson Barbosa, as altas temperaturas favorecem a proliferação de insetos, principalmente o mosquito da dengue. Ele explica que o calor acelera o desenvolvimento dos ovos e das pupas dos mosquitos, aumentando sua população e a frequência das picadas.

“O metabolismo dos mosquitos acelera com o calor, fazendo com que eles busquem mais sangue e saiam para acasalar com mais frequência”,

afirma Barbosa.

Além disso, o especialista destaca outro fator: o comportamento das pessoas.

“Pessoas com calor tendem a ficar mais expostas, uma vez que usam menos roupa. Então é uma tendência a procura por inseticidas e de repelentes para espantar esses animais, esses insetos”,

conclui o biólogo.

Moradores de Campinas buscam proteção contra os insetos

Em Campinas, o vigilante Edvaldo Santos percebeu o aumento da presença de mosquitos em sua casa e adotou medidas para se proteger.

“Nós estamos nos protegendo com venenos, bate veneno dentro de casa, no escritório, às vezes até dentro do carro para acalmar um pouco os insetos. Separamos um grande, um pequeno e mesmo assim preparamos o couro para levar umas picadas”,

afirma.

O vigilante também cobra a adoção de medidas pelas Prefeituras para evitar a proliferação de doenças causadas por esses insetos.

“Está na hora das Prefeituras começarem a vir com dedetização nos bairros, fazer mais limpeza nas calçadas e nos esgotos para evitar esse tipo de coisa”,

afirma.

Com informações de Rafael Castro/EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Polícia prende membro de facção criminosa em Piracicaba

Infiltrações, goteiras e teto embolorado: UBS em Rio das Pedras enfrenta diversos problemas

Vazamento de gás mobiliza equipes de emergência e fecha Estrada do Bongue

- Publicidade -
Giovanna Peterlevitz
Giovanna Peterlevitz
Repórter no ACidade On Campinas. Tem experiência na cobertura de grandes factuais nacionais e internacionais, nas diversas áreas de jornalismo. Já atuou em direção de imagens, edição de vídeo, produção, reportagem, redação e edição de textos e também na apresentação de telejornais e programas de entrevista.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -