ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

Esportes

Parceria rende medalhas a atletas do Residencial Takanos

Trabalho Técnico Social, com a ajuda de voluntário, prepara jovens para disputas esportivas e alcança prêmios em torneios

| ACidadeON/Campinas

Trabalho Técnico Social, com a ajuda de voluntário, prepara jovens para disputas esportivas e alcança prêmios em torneios (Foto: Divulgação) 

Uma parceria entre o TTS (Trabalho Técnico Social) desenvolvido pela Companhia de Habitação Popular de Campinas junto aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida e o Projeto Raça Vila Olímpia está rendendo medalhas de ouro a esportistas que moram no Residencial Takanos, na região Norte do Município.

No mês passado, o atleta de Taekwondo Alisson Cristian Brito Mariano, de 17 anos, conquistou o ouro no "Litoral Open", competição realizada na cidade de São Vicente. Conquistou também o primeiro lugar no "Brasil Games", torneio sediado pelo Clube Pinheiros, em São Paulo, e que reuniu mais de 600 competidores na categoria Juvenil, para atletas nascidos até 1998. "Estou muito feliz com essas medalhas e não pretendo parar. Meu objetivo é disputar as Olimpíadas de 2020, em Tóquio, no Japão", garantiu.

O companheiro de treino do Alisson, Davi Monteiro, de apenas 14 anos de idade, também venceu no "Brasil Games". "Eu treino duro toda semana e o professor Anderson exige muito da gente. Esta foi minha primeira competição e eu pretendo seguir no esporte até onde eu puder", afirmou.

Segundo o professor Anderson Abel da Conceição, que tem 28 anos de profissão e é voluntário, atualmente com 200 alunos sob seus cuidados, a falta de patrocinadores continua sendo o maior entrave para o esporte amador no Brasil. E neste quesito, diz ele, a parceria com a Cohab-Campinas é fundamental para a prática esportiva.

"A Cohab-Campinas doou para nós o tatame, as proteções, os abafadores de chute, enfim, uma estrutura digna para a prática de Capoeira, Muay Thai e do Taekwondo. Atualmente, temos dois atletas na Seleção Brasileira e já tivemos alunos representando o Brasil e conquistando medalhas em campeonatos mundiais e panamericanos. Na semana passada, realizamos, inclusive, mais um exame de faixas no Taekwondo. Essa é a nossa contribuição para evitar que esses jovens e adolescentes fiquem nas ruas; em contrapartida, só exigimos disciplina e o boletim com boas notas", afirmou.

O professor é vinculado à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, à Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo(Fetesp) e também à Confederação Brasileira de Taekwondo.

O Residencial Takanos é composto por 600 apartamentos (Takanos I, II e III) e foi entregue pela atual administração em novembro de 2014, numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Campinas, governo federal, através do PMCMV e governo estadual, através do Programa Casa Paulista.

Veja também