Aguarde...

Esportes

Elenco da Ponte passa por bateria de exames e testes

Para fazer os exames, todos os cuidados necessários foram tomados, indo além dos básicos uso de máscara e distanciamento

| ACidadeON Campinas

Atletas fazem exames. (Foto: Divulgação/Ponte Preta)

Com o elenco de volta a Campinas, a Ponte Preta iniciou nesta semana os exames cardiológicos e de função pulmonar dos jogadores, realizados de maneira individual e seguindo a todos os protocolos de segurança em relação ao coronavírus. Até mesmo para garantir as medidas sanitárias e o atendimento um a um, os exames dos jogadores foram divididos em três dias e os exames que estão sendo realizados no Instituto Mood, em Campinas. No sábado e domingo o elenco passará pelos testes para covid-19.

"Inicialmente estamos fazendo os exames cardiológicos e os exames pulmonares de espirometria, sob comando do doutor Fernando Bianchini, porque na semana que vem os atletas completarão 15 semanas de inatividade, situação de excepcionalidade inédito desde a Segunda Guerra Mundial.. Então, além do coronavírus, temos que fazer estes procedimentos para medir as condições em que se encontram os atletas e minimizar os riscos de lesões", explica o diretor médico alvinegro Roberto Nishimura.

Cuidados

Para fazer os exames, todos os cuidados necessários foram tomados, indo além dos básicos uso de máscara e distanciamento. "Os atletas estão sendo acompanhados em casa e respondem a questionários epidemiológicos. Antes de virem fazer o exame. Se nos questionários há alguma suspeita, eles já ficam em casa. E, quando chegam, antes de entrar medimos a temperatura: se tiver febre, também dão meia volta. Esse mesmo procedimento será mantido para os testes de sábado e domingo, e para os treinamentos", diz Nishimura.

Ele explica o porquê dos exames estarem sendo realizados antes dos testes de Covid. "A ideia é justamente fazermos os testes e termos os resultados numa data mais próxima ao retorno dos treinos, justamente para que estes resultados sejam o mais atualizados possível. E, vale lembrar, todo o monitoramento diário continuará a ser feito e novas testagens serão realizadas sempre que necessário", esclarece.

Roger e Bruno Reis em quarentena

Dois jogadores não estão participando dos exames cardiológicos neste momento, o atacante Roger e volante Bruno Reis, porque ambos tiveram casos de parentes próximos confirmados com covid19. "Nenhum dos dois apresenta nenhum sintoma, mas ambos estão em quarentena e vigilância clínica, e serão reavaliados na semana que vem", diz Roberto Nishimura.

Testes Sorológicos e PCR em drive-thru

A Ponte irá testar não só jogadores como também integrantes da Comissão Técnica e funcionários neste sábado e domingo. "A testagem será realizada por meio de parceria com o Hospital da PUC-Campinas, a quem aliás agradecemos nas pessoas do diretor de pesquisa Danilo Villagelin e do diretor clínico Carlos Augusto Mattos. Todos os testes ocorrerão no Majestoso, também seguindo os protocolos de segurança, e na segunda-feira já devemos ter os resultados"

As testagens serão realizadas em sistema de drive-thru, ou seja, o carro entrará no Majestoso e não será necessário que ninguém saia do veículo (as coletas serão realizadas pela janela do carro). Passarão pelo teste de RT-PCR aquele que identifica se a pessoa está com o vírus naquele momento - todos os jogadores, comissão técnica e funcionários que terão contato direto com o time, num total de 40 pessoas. Já os testes sorológicos, aqueles que mostram se o paciente já teve contato com o vírus, serão realizados não só neste grupo como em todos os funcionários do estádio e CT, perfazendo um total de 110 pessoas.

Retorno aos treinos

Com os resultados em mãos, desde que não haja nenhum imprevisto de força maior, os treinos serão retomados no dia 1º de julho, em pequenos grupos e seguindo sempre as determinações das autoridades sanitárias locais, estaduais e ao protocolo da própria Ponte Preta. Todos os treinamentos serão realizados no CT, local mais apropriado e no qual já foram realizadas adequações necessárias para a melhor proteção de todos os envolvidos.

Mais do ACidade ON