Aguarde...

Esportes

Doria anuncia volta do Paulistão para o dia 22 de julho

A autorização foi aprovada pelo Centro de Contingência para o Coronavírus em conjunto com a Federação Paulista de Futebol

| ACidadeON Campinas

Anúncio foi feito no começo da tarde desta quarta-feira. (Foto:Divulgação/Governo do Estado)

O governador João Doria (PSDB) anunciou no começo da tarde desta quarta-feira (80 o retorno dos jogos do Campeonato Paulista. Os jogos voltam no dia 22 de julho e os estádios devem estar sem torcida e em cidades na fase amarela de flexibilização. Doria ainda afirmou que a previsão é que a final do campeonato ocorra em 8 de agosto. O último jogo do Paulistão ocorreu entre Guarani e Ponte Preta no dia 16 de março em Campinas e com os portões fechados por causa da pandemia.  

"O Paulistão foi paralisado faltando seis rodadas. A previsão, e sobre isso falara o presidente da Federação, é que a final seja disputada possivelmente no dia 8 de agosto, sábado, e no dia seguinte, ao que tudo indicado, domingo, dia 9, começa o Campeonato Brasileiro de Futebol", disse o governador.  

A autorização foi aprovada pelo Centro de Contingência para o Coronavírus em conjunto com a Federação Paulista de Futebol. O retorno será gradual e prevê uma série de medidas estabelecidas em protocolo apresentado ao comitê pela Federação. Dentre eles, testagem, retomada com trabalho individual, além de higiene e proteção dos atletas.

Ainda há 24 jogos a serem disputados no Campeonato em seis datas duas rodadas do fim da primeira fase, quartas de final, semifinal e dois jogos das finais.

Em Campinas, tanto a Ponte quanto o Guarani fizeram os testes em seus atletas e afastaram os casos positivos.
Aildo Ferreira, secretário de Esportes do estado, fez um apelo aos torcedores dos times para que não façam aglomeração nas proximidades dos estados onde serão disputados os jogos. "Não vá a um estádio onde esteja acontecendo uma partida, não coloque em risco o Campeonato paulista, não há necessidade, não tem o que fazer lá", pediu.  

Segundo o Estado, foi constatado, para a decisão, que há um risco baixo de contágio entre os atletas, equipe técnica e funcionários por conta das testagens. O protocolo para a retomada é complexo e envolve preparação detalhada, inclusive dos jogos. Também haverá divisão de zonas no estádio por cores: azul (delegações); vermelha (serviços de saúde) e amarela (zona externa).

AS ZONAS  

A zona azul é aquela que compreende todos os locais pelos quais passarão jogadores, comissões técnicas e árbitros: corredores, vestiários, áreas de acesso, túneis, bancos de reservas e o campo de jogo;  

A zona vermelha é todo o restante do interior do estádio, que poderá ou não estar ocupado: arquibancadas, área de imprensa, cabines, salas administrativas e operacionais, entre outros espaços;  

A zona amarela é fora do estádio, no entorno dele, incluindo tudo que estiver envolvido com a operação do jogo: pontos de acesso e credenciamento, estacionamentos, etc.  


Mais do ACidade ON