Aguarde...

Esportes

Vôlei Renata vence Taubaté no 1º jogo da final do Paulista

Time campineiro saiu na frente em um jogo de mais de três horas de duração, ganhando do atual campeão

| ACidadeON Campinas

Vôlei Renata e Taubaté se enfrentaram na noite desta terça-feira (Foto: Divulgação)

O Vôlei Renata de Campinas venceu na noite de ontem (13) o primeiro jogo da final e segue em rumo ao título do Campeonato Paulista.

Em um jogo de mais de três horas de duração, a equipe campineira saiu na frente ao bater o EMS Taubaté Funvic, por 3 sets a 2 (26/24, 22/25, 19/25, 25/20 e 23/21), no Ginásio do Taquaral.

O segundo e decisivo jogo acontece na próxima sexta-feira (16), às 21h30, no Ginásio do Abaeté, em Taubaté. O Vôlei Renata precisa de mais uma vitória, por qualquer placar, para ficar com a conquista. Caso Taubaté vença o jogo, o título será decidido no Golden Set, disputado imediatamente após o duelo.

O título seria inédito para a equipe campineira, enquanto o Taubaté vem de seis troféus consecutivos.

O JOGO

A vitória do Vôlei Renata teve direito a virada no tiebreak. Em jogo de tirar o fôlego, o time campineiro salvou dois matchpoints na parcial de desempate e foram buscar o resultado. O oposto Vissotto foi o maior pontuador da partida com 31 acertos. Ele ainda terminou com 70% de aproveitamento de ataque.

A partida começou com o Vôlei Renata abrindo vantagem logo no início do primeiro set (3 a 0), mas como esperado, o duelo foi equilibrado, com os dois times se revezando na frente do placar e no empate.

O time campineiro foi buscar a diferença do adversário em duas oportunidades, primeiro em bloqueio de González (13 a 12), depois em contra-ataque de Michel (21 a 21). Com a reta final apertada, os donos da casa foram buscar empatando o duelo (24 a 24) e fecharam em ataque para fora do adversário: 26 a 24.

O segundo set teve a mesma pegada. Taubaté tentou comandar o placar, mas o Vôlei Renata esteve na perseguição o tempo todo, buscando o adversário, em contra-ataques bem aproveitados com Temponi (13 a 13) e Vissotto (18 a 17). Com sistema saque e bloqueio funcionando bem, o time campineiro seguiu em cima (20 a 20). Na reta final, porém, os visitantes encaixaram boas sequências de saque e deixaram tudo igual, fazendo 25 a 22.

No terceiro set, o Vôlei Renata não conseguiu controlar o número de erros e o saque do adversário. Desta forma, Taubaté levou a melhor por 25 a 19.

Os jogadores de Campinas no entanto não sentiram a perda da parcial anterior e começaram o quarto set em alto ritmo, puxado pelo bom desempenho do bloqueio, que gerou oportunidades em contra-ataque e matou jogadas.  

Primeiro, Michel fechou a porta na saída de rede (9 a 6), depois foi a vez de Barreto repetir a dose (11 a 8). Com ritmo forte na virada de bola, Vissotto comandou o time campineiro achando diagonais curtas e explorando o bloqueio. Vindo do banco, Renan anotou ace (23 a 18) e deixou o time da casa na boa para fechar. Coube ao central Michel confirmar o ataque em jogada pelo meio para forçar o tiebreak: 25 a 20. 

A parcial decisiva teve grande participação de Vissotto. O oposto anotou dez pontos na parcial e comandou o Vôlei Renata. O time campineiro estava perdendo por 14 a 12 no tiebreak, mas foi buscar o empate em bola de xeque de Michel, após saque forte de Vaccari (14 a 14).  

Jogando coletivamente, com bom desempenho dos passadores, os campineiros passaram na frente em bloqueio de Barreto (17 a 16). O Vôlei Renata conseguiu fechar em contra-ataque de Vissotto: 23 a 21.


Mais do ACidade ON