- Publicidade -
CampinasEsportesCalderano supera sul-coreano, vai à semi do Mundial e garante medalha histórica

Calderano supera sul-coreano, vai à semi do Mundial e garante medalha histórica

Brasileiro derrotou sul-coreano An Jaehyun por 4 sets a 1 e chega a fase inédita no torneio; próximo rival é chinês

- Publicidade -

Hugo Calderano escreveu mais um capítulo do esporte brasileiro nesta sexta-feira (23), em Doha, no Catar. O número 3 do mundo venceu o sul-coreano An Jaehyun por 4 sets a 1 e garantiu vaga na semifinal do Campeonato Mundial de tênis de mesa — resultado que assegura ao menos a medalha de bronze, já que não há disputa pelo terceiro lugar na competição. É a primeira vez que um atleta do Brasil chega tão longe em um Mundial da modalidade.

Calderano superou o sul-coreano pela sexta vez na carreira com parciais de 11/4, 11/6, 9/11, 11/7 e 12/10. Agora, ele enfrentará na semifinal o chinês Jingkun Liang, número 5 do ranking, que venceu seu compatriota Shidong Lin por 4 a 3. Do outro lado da chave, o chinês Chuqin Wang (2º do mundo) encara o sueco Truls Moregard (7º).

O jogo

Calderano começou totalmente concentrado e fechou o primeiro set com extrema facilidade por 11/4. No segundo set, o sul-coreano chegou a reclamar do estilo de saque do brasileiro em uma tentativa de desestabilizar o adversário. Uma fiscal foi chamada para analisar, mas permitiu que Calderano continuasse com seu método. Isso fez com que ele voltasse ainda mais concentrado: vencendo por 11/6.

O terceiro set não começou tão bem para o brasileiro, que chegou a estar perdendo por quatro pontos. Hugo chegou a diminuir para 9/8, fazendo o adversário pedir tempo. Jaehun, no entanto, conseguiu uma sobrevida ao levar por 11/9.

Calderano voltou agressivo no quarto set, largou na frente e apenas administrou a vantagem para confirmar 11/7 sem sustos. No entanto, o sul-coreano resolveu dificultar a vida do brasileiro, que pediu tempo e viu o jogo ser decidido no detalhe após o rival impedir três match-points, mas não o feito inédito do brasileiro no tênis de mesa: 12/10.

Por uma vaga na grande decisão, o carioca de 28 anos vai encarar o chinês Liang Jingkun, número 5 do ranking. O embate acontecerá neste sábado, às 11h40 (de Brasília).

Campanha

Na primeira rodada do Mundial, Hugo Calderano superou o mexicano Rogelio Castro. No segundo compromisso, bateu Wassim Essid, da Tunísia. No terceiro jogo, o brasileiro sofreu um pouco, mas derrotou o casaque Kirill Gerassimenko. No quarto, arrasou o nigeriano Quadri Aruna. E, agora, despachou o sul-coreano An Jaehyun.

- Publicidade -

*Com informações de Agência Estado

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Piracicaba realiza mutirão de vacinação contra a gripe amanhã; veja postos

SBO terá Festival Gastronômico gratuito; restaurantes podem se inscrever

- Publicidade -
André Galassi
André Galassi
André Galassi é natural de São Carlos-SP e cursa o oitavo semestre de jornalismo na PUC-Campinas. Estagiou na apuração e produção da EPTV entre 2023 e 2024, e, desde 2025, é auxiliar de mídias digitais do acidade on e Tudo EP, com enfoque nas produções de texto.
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas