Logo mais, às 11h, o juiz Marcelo de Lima Henrique vai apitar o início do 204º dérbi campineiro. O jogo vai acontecer no estádio Moisés Lucarelli e mais de 15 mil ponte-pretanos devem estar nas arquibancadas.
É a primeira vez, em três anos, que os torcedores da Ponte Preta vão poder acompanhar a partida presencialmente, já que nos últimos confrontos na casa da Macaca foram sem torcida. 16 mil ingressos foram colocados à venda.
O JOGO
O jogo é válido pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A Ponte Preta está no meio da tabela, na 13ª posição, com 29 pontos. Já o Guarani é o segundo na Zona de Rebaixamento, na 18ª colocação, com 23 pontos. Uma vitória no dérbi pode ser decisiva para o futuro das equipes na competição.
LEIA MAIS
Confira a previsão do tempo para este sábado (20) para Campinas
STF nega recurso e mantém competência do caso Ouro Verde à Justiça Federal
O técnico da macaca, Hélio dos Anjos, vai para o seu segundo dérbi, ele já treinava a Ponte Preta no primeiro turno da Série B, em maio deste ano, quando as duas equipes empataram em 0 a 0 no Brinco de Ouro. Já Mozart, técnico do Bugre, faz sua estreia no clássico. Veja abaixo as prováveis escalações que os dois devem colocar em campo neste sábado:
AS ESCALAÇÕES
Ponte Preta
Caíque França;
Igor Formiga
Mateus Silva
Fábio Sanches
Artur;
Léo Naldi
Amaral
Wallisson
Élvis;
Lucca
Nicolas/Fessin
Guarani
Kozlinski;
Lucas Ramon
João Victor
Derlan
Jamerson;
Leandro Vilela
Rodrigo Andrade/Richard Rios
Isaque
Giovani Augusto;
Bruno José
Nicolas Careca/Jenison
ARBITRAGEM
A responsabilidade de apitar a partida será do cearense Marcelo de Lima Henrique. É o segundo dérbi que ele vai conduzir, já que também foi o responsável pela arbitragem do jogo que aconteceu no dia 17 de setembro de 2021, quando Ponte Preta e Guarani ficaram em 0 a 0 também no Moisés Lucarelli. Veja a equipe de arbitragem completa abaixo:
- Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
- Árbitro Assistente 1: Nailton Junior de Sousa Oliveira(CE)
- Árbitro Assistente 2: Renan Aguiar da Costa (CE)
- Quarto Árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP)
- Analista de Campo: Celso Barbosa de Oliveira (SP)
- Árbitro de Vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)
- Assistente do VAR: Matheus Delgado Candançan (SP)
- Observador de VAR: Ana Paula da Silva Oliveira (SP)
POLICIAMENTO
A GM (Guarda Municipal) e a PM (Polícia Militar) de Campinas anunciaram que irão reforçar o patrulhamento antes, durante e depois do dérbi entre Guarani e Ponte Preta neste sábado (20). A Virada Campinas 2022 também exigirá ações especiais.
O jogo será realizado às 11h, no estádio Moisés Lucarelli, que terá um efetivo maior de equipes nas imediações para garantir a segurança dos torcedores e da população. Outros locais estratégicos também terão monitoramento ampliado.
“A atuação da Guarda Municipal será nas imediações do estádio, além de pontos e terminais de ônibus na região próxima de onde a partida será realizada para evitar confrontos de torcidas”, disse a Prefeitura em comunicado sobre o jogo.
Já a PM disse que o policiamento preventivo reforçado começou nesta sexta-feira (19). No dia do evento, as ações de fiscalização começam às 8h.
A corporação ainda salientou que haverá fiscalização relacionada a fogos de artifício, em virtude da nova Lei 17.389/21 que proíbe a soltura, comercialização, armazenagem e transporte de fogos de artifício com estampido no Estado de São Paulo.
HISTÓRICO
O primeiro dérbi aconteceu em 24 de março de 1912. Foi um amistoso que aconteceu no Campo da Vila Industrial, mas o resultado é desconhecido. No mesmo ano, ainda aconteceram outros dois clássicos, ambos vencidos pela Ponte Preta.
A primeira vitória bugrina veio só dois anos depois, em 1914, quando o Guarani venceu a Ponte por 2 a 0 em Sousas.
No total, são 203 dérbis. A Ponte Preta venceu 66 partidas e o Guarani 69. Foram 67 empates. O Bugre marcou 270 gols e a Macaca balançou a rede 267 vezes.
Nos últimos quatro confrontos, foram duas vitórias do Guarani e dois empates. A última vitória da Ponte aconteceu em maio do ano passado. 3 a 1 no Moisés Lucarelli pelo Campeonato Paulista.
O Guarani não vence no Majestoso desde junho de 2009, quando bateu a Ponte por 1 a 0 pela Série B do Campeonato Brasileiro. Já a última vitória da Macaca no Brinco de Ouro foi em maio de 2018, 3 a 2 também pela série B.