Enquanto a fase de classificação para a Copa do Mundo de 2026 está perto do fim em todos os continentes, a Fifa analisa possibilidade de adiar o início de uma das duas próximas edições da competição, marcadas para 2030 e 2034 — leia mais abaixo.
O mundial do ano que vem será realizado por 16 cidades em três países: Canadá, Estados Unidos e México. O evento está marcado para acontecer entre 11 de junho e 19 de julho do ano que vem e os grupos serão definidos em sorteio em dezembro deste ano.
LEIA TAMBÉM: Brasil mostra evolução sob comando de Ancelotti e goleia Coreia do Sul
Onde acontece a Copa de 2030?
Ao todo, cinco países vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2030. A competição será disputada na Espanha, Marrocos e Portugal. Porém, a Fifa confirmou que os jogos inaugurais das seleções da Argentina, Paraguai e Uruguai ocorrerão em seus respectivos países.
De acordo com a organização, as partidas na América do Sul foram marcadas no continente como homenagem ao centenário da primeira edição do mundial de futebol, sediado pelo Uruguai. Com isso, a edição será a primeira a acontecer simultaneamente em três continentes.
LEIA TAMBÉM: Rodrygo volta confiante à seleção após ‘eternidade’ fora: ‘Entregar minha melhor versão’
Copa de 2034 pode ser… em 2035?
Confirmada na Arábia Saudita, a Copa de 2034 pode começar, na verdade, em 2035. Segundo o jornal The New York Times, como a Fifa já descarta realizar o torneio em junho e julho, devido ao calor fortíssimo do Oriente Médio — assim como já havia acontecido no Catar em 2022 —, o fim do ano parecia ser uma escolha viável. Porém, um novo problema surgiu no caminho da organização do mundial.
Isso porque em 2034 o Ramadã, período sagrado para a religião islâmica, cairá entre novembro e dezembro, o que inviabilizaria a Copa nesses meses. Por esses motivos, o NY Times publica que a Fifa não descarta organizar o torneio em janeiro ou fevereiro de 2035. O martelo ainda não foi batido, mas novas reuniões devem definir o imbróglio nos próximos meses, ainda antes da Copa de 2026.
LEIA TAMBÉM: Ancelotti prioriza mentalidade campeã na seleção: ‘Atitude é superior à estratégia’
Vai ter Copa no Brasil em 2027
Após ser eleito país-sede pela Fifa, o Brasil vai receber, em 2027, a Copa do Mundo Feminina. A eleição ocorreu em meio do ano passado. A candidatura brasileira venceu a disputa contra uma candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda. O Brasil, que já sediou duas edições da Copa do Mundo Masculina, contabilizou 119 votos, enquanto a candidatura europeia recebeu 78 votos.
A Copa do Mundo Feminina de 2027 será a décima edição do torneio. Antes de chegar à Austrália e à Nova Zelândia, em 2023, a competição já havia sido sediada pela China, Suécia, pelos Estados Unidos, pela Alemanha, pelo Canadá e pela França. A seleção espanhola é a atual campeã mundial, juntando-se aos Estados Unidos, à Alemanha, ao Japão e à Noruega como as seleções que foram campeãs.
Os Estados Unidos contabilizam o maior número de títulos, quatro, seguidos pela Alemanha, que foi campeã duas vezes.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Linha de ônibus tem alteração nos horários a partir de hoje; veja qual
Policial militar é suspeito de cometer ato obsceno em ônibus no interior de SP