O Guarani conquistou fundamental na noite desta terça-feira (18), quando venceu o Cruzeiro, por 1 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, na abertura da 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Foi a primeira derrota do time mineiro como mandante na competição.
O resultado confirma o ótimo momento do time campineiro, que venceu oito dos últimos 11 jogos disputados. O Guarani assumiu a décima posição, com 47 pontos, eliminando qualquer risco de rebaixamento à Série C. Já o Cruzeiro chegou ao quarto jogo sem vitória e se mantém na liderança, com 72 pontos.
Esta também foi a primeira derrota do Cruzeiro como mandante na Série B. Os mineiros vinham de 14 vitórias e três empates. O Cruzeiro volta a campo na quinta-feira (27), para enfrentar o Novorizontino, às 19h, no Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte. Já o Guarani, na sexta-feira (28), visitará o Bahia, às 19h, na Fonte Nova, em Salvador.
LEIA TAMBÉM
Guarani exerce prioridade de compra e paga R$ 500 mil por 50% de Jamerson
Renovou! Hélio dos Anjos assina com a Ponte Preta para temporada 2023
O JOGO
O Cruzeiro teve um primeiro tempo completamente atípico. Isso porque o Guarani criou mais chances de gol, tendo inclusive finalizado 12 vezes à meta de Rafael Cabral. Já os mineiros, com dois expulsos, tiveram dificuldades e chegaram apenas duas vezes ao ataque.
Numa das poucas oportunidades do Cruzeiro, aos 29 minutos, Jajá recebeu pelo lado esquerdo, invadiu a área e finalizou rasteiro nas mãos do goleiro. Mas o Guarani soube se defender e teve tranquilidade com a bola nos pés, tendo como destaque o volante Richard Ríos, com três chutes perigosos.
A partir dos 33 minutos o Cruzeiro perdeu a cabeça dentro de campo. Daniel Júnior reclamou de falta na lateral do campo, xingou o árbitro e recebeu o cartão vermelho direto. O que já era ruim ficou ainda pior aos 36, quando foi a vez de Machado ser expulso após receber o segundo amarelo no jogo.
Mesmo com dois homens a menos, o Cruzeiro procurou ficar com a bola e quase abriu o placar aos 49 minutos, quando Jajá invadiu a área e finalizou cruzado pela linha de fundo, muito próximo da trave de Maurício Kozlinski.
No segundo tempo, o Guarani manteve a postura com boas trocas de passes e abriu o marcador. Aos dez, Yago tocou para Isaque, que apareceu nas costas da marcação e finalizou por cima do goleiro Rafael Cabral. Após o gol houve confusão entre os bancos de reservas e Edu, substituído, foi expulso pela arbitragem.
O gol do Guarani pressionou ainda mais o Cruzeiro, que mesmo com dois homens a menos foi corajoso e atacou pelo empate. E ele quase veio aos 34 minutos, quando Bruno Rodrigues recebeu no lado esquerdo, puxou para a perna direita e finalizou para boa defesa de Maurício Kozlinski. Contudo, o Guarani segurou a vantagem até o final e quebrou a invencibilidade dos mineiros no Mineirão. (Com informações da Federação Paulista de Futebol)