O TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) irá encaminhar uma proposta à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para ampliar a regra da torcida única, atualmente aplicada em clássicos paulistas, a outros jogos em todo o Brasil. A proposta sugere que clássicos interestaduais também tenham apenas torcedores do time mandante.
O assunto foi debatido nesta manhã (18) no Fórum da Barra Funda, em São Paulo, com a presença de magistrados e representantes da Federação Paulista de Futebol, além das polícias Civil e Militar, da Defensoria Pública e do Ministério Público de São Paulo (MPSP). A ata da reunião será enviada à CBF em breve.
Ampliação da torcida única
Em agosto, a ampliação da torcida única já havia sido discutida por esses órgãos. Desde 2016, a torcida única é uma regra nos jogos realizados em São Paulo, permitindo a presença apenas dos torcedores do clube mandante. Atualmente, essa norma se aplica aos quatro grandes clubes do estado — Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos — e a tradicionais equipes de Campinas, como Ponte Preta e Guarani – neste domingo (20) o dérbi 208 será realizado apenas com a torcida da Ponte Preta.
Durante a reunião, a proposta de estender essa regra para clássicos entre times de diferentes estados, como Palmeiras e Flamengo, foi discutida. O juiz José Fernando Steinberg, do Juizado Especial Criminal e do Juizado Especial de Defesa do Torcedor, afirmou que a sugestão de torcida única visa aumentar a segurança em jogos com maior risco à ordem pública.
Steinberg destacou que a torcida única não será aplicada a todos os jogos, mas apenas em situações específicas que apresentem riscos à segurança dos torcedores, incluindo disputas internacionais como a Libertadores. “A torcida única é uma exceção e deve ser usada com cautela”, ressaltou.
O desembargador Sérgio Antônio Ribas, coordenador da Comissão do Juizado Especial do Torcedor, concordou com a necessidade de torcidas únicas para garantir a segurança no futebol brasileiro. “Com a torcida única, conseguimos assegurar que famílias e torcedores vão ao estádio sem medo de agressões, resultando em uma diminuição das infrações e violências”, disse.
Além disso, a reunião abordou o respeito ao Hino Nacional Brasileiro durante as partidas. Ribas mencionou que torcedores e clubes têm desrespeitado o hino, e que estão estudando possíveis punições, como perda de pontos ou mando de campo, para garantir o respeito ao Hino Nacional.
Uma nova reunião para discutir a proposta de torcida única nos estádios está agendada para o dia 2 de dezembro.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba recebe projeto que doa perucas para pacientes com câncer; veja como receber ou doar
Piracicaba terá Oktoberfest com música e gastronomia alemã neste final de semana