O futuro de Neymar no Santos segue indefinido. Se antes a renovação parecia encaminhada, os últimos episódios envolvendo o clube santista, como a eliminação precoce na Copa do Brasil, pode ter colocado a permanência em risco. O jogador e o pai do atleta falaram sobre a situação contratual nesta quarta-feira (28), após amistoso diante do Red Bull Leipzig, da Alemanha.
Camisa 10 desconversou sobre o futuro
Neymar atuou por 45 minutos na derrota do Santos por 3 a 1 para o RB Leipzig-ALE na última quarta-feira, em amistoso disputado em Bragança Paulista. O jogador reconheceu que não está na forma física plena.
O atacante fez um desabafo sobre as lesões que sofreu. Neymar afirmou que tem se poupado nos últimos jogos do Santos, com receio de passar por novos problemas físicos. O jogador esteve em campo contra CRB, Vitória e RB Leipzig-ALE.
“É difícil né. Quem já passou por essa situação que eu venho passando, de LCA (lesão do ligamento cruzado anterior do joelho), depois as outras lesões. O Lasmar (Rodrigo Lasmar, médico da seleção brasileira) me falou, quando eu estava para voltar, ‘você vai ter muitas lesões e isso não pode te afetar psicologicamente'”, disse Neymar após o duelo contra o RB Leipzig-ALE.
“Foi uma coisa que eu me preparei muito, de cabeça. Por mais triste que seja. Com certeza, nesses últimos jogos, eu venho poupando, escolhendo as jogadas certas, porque dá aquele medinho de sentir isso de novo. É uma coisa que não quero. Mas não é uma coisa que controlo. Faz parte. Todo atleta que está nessa situação escolhe as boas jogadas. Por isso que estou trabalhando para estar 100% fisicamente”, completou.
Neymar tem contrato com o Santos até o dia 30 de junho. O atacante foi novamente questionado sobre uma possível renovação do vínculo com o clube paulista, mas despistou.
“Eu ainda não sei. Já vou encerrar todas as perguntas até terminar o jogo do dia 12. Não vou responder mais sobre isso. Já falei que eu ainda não sei, que estou pensando. Não adianta nada vocês me perguntarem de novo daqui a três dias, porque a resposta vai ser a mesma. Só vou decidir isso após o dia 12”, afirmou Neymar em entrevista ao SporTV.
Neymar Pai ‘sincerão’
Pai e empresário de Neymar, Neymar Pai comentou nesta quarta-feira a situação contratual do filho com o Santos, que acaba no dia 30 de junho, e disse que a prioridade do projeto era a recuperação clínica e física do atleta. A declaração foi dada na zona mista do Estádio Cicero de Souza Marques, em Bragança Paulista, após o amistoso contra o time alemão.
“O projeto do Neymar era ficar cinco meses no Santos para se recuperar, esse era o projeto. Se o Neymar conseguisse jogar, amém. Como o Santos precisou que ele jogasse no Paulista, senão a gente teria dificuldades, tivemos que antecipar a entrada dele em campo. Isso também fez com que a gente atrasasse o processo de recuperação dele”, disse Neymar Pai.
Sobre a renovação, o empresário questionou se o Santos terá condições de continuar arcando com o projeto financeiro para manter Neymar e afirmou que o jogador tem outros mercados a explorar.
“Se eu estou falando que os riscos são nossos, o Santos tem toda a liberdade de aceitar o Neymar ou não. De falar que quer renovar ou não. O Santos tem condição de abrigar o Neymar e de continuar com o Neymar? Nestes cinco meses, tudo bem, a gente fez de tudo para ajudar o Santos para não onerar o clube, e fizemos a nossa parte. Pelo contrário: trouxemos receita para o Santos. Não oneramos o clube”, explicou.
“As pessoas podem falar do salário do Neymar, mas fizemos com que isso não onerasse o clube, pelo contrário. Cabe ao Santos administrar isso, eu não faço parte da administração financeira do Santos. Se o Santos tem dívida e paga com o que a gente está colocando, é outro problema. Precisamos saber se o Santos tem estrutura para abrigar o Neymar. Não parte da gente dizer isso. O Neymar tem mercado? Tem mercado”, concluiu.
Conforme apurado pelo Estadão, o clube tem interesse em renovar com Neymar. O vínculo seria prorrogado até a Copa do Mundo de 2026, que começa em 11 de junho do próximo ano, e seguiria um modelo semelhante ao atual, mas pode incluir cláusulas de metas relacionadas à assiduidade do jogador nos gramados.
Neymar voltou ao Santos em fevereiro, mas continuou sofrendo com problemas físicos. Ele disputou somente 11 partidas, marcando três gols e dando três assistências. A primeira lesão do camisa 10 foi um edema na coxa esquerda, ocorrido em 2 de março, na partida contra o Red Bull Bragantino. O problema afastou o jogador por 42 dias.
Após retornar e atuar por alguns minutos contra Fluminense e Atlético-MG, Neymar voltou a se machucar em 16 de abril, desta vez no músculo semimembranoso da mesma coxa machucada anteriormente. Após 36 dias fora, o atleta retornou na última semana e jogou alguns minutos contra CRB e Vitória.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Criança de 1 ano é salva por policiais após ingerir veneno de rato