A árbitra Edina Alves Batista comandará o Dérbi Campineiro 206. É a primeira vez que o comando da arbitragem em um clássico entre Guarani e Ponte Preta será de uma mulher. Credenciada pela Fifa, a árbitra se tornou, no dia 15 de agosto, a profissional brasileira com mais jogos apitados em Copa do Mundo. Na ocasião, ela arbitrou a semifinal entre Espanha e Suécia, pelo Mundial Feminino, chegando aos oito jogos apitados em duas Copas do Mundo. O recorde anterior era de Carlos Eugênio Simon, com sete.
A árbitra brasileira também apitou uma semifinal de Mundial em 2019, no jogo entre Inglaterra e Estados Unidos. Edina foi homenageada pela Fifa, que em uma publicação nas redes sociais relembrou a trajetória da brasileira. “Edina Alves Batista trabalhava com terra nas mãos e nos joelhos para pagar um curso de arbitragem. Depois, ela percorreu 550 quilômetros para as aulas de arbitragem. Agora, ela está prestes a arbitrar sua segunda semifinal de Copa do Mundo”, dizia a publicação.
LEIA MAIS
Campinas tem esquema especial de segurança e trânsito para o dérbi entre Guarani e Ponte Preta
Onde assistir o dérbi entre Guarani e Ponte Preta neste sábado?
Arbitragem no Dérbi
- Árbitro: Edina Alves Batista (FIFA) – SP
- Assistente 1: Evandro de Melo Lima – SP
- Assistente 2: Luiz Alberto Andrini Nogueira – SP
- VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior – PE
- AVAR: Clovis Amaral da Silva – PE
- Quarto árbitro: Gustavo Holanda Souza – SP
Quem é Edina
Nascida em Goioerê (PR), Edina Alves Batista é árbitra desde 2007, fazendo parte do quadro da Fifa desde 2019, quando estreou na Série A do Campeonato Brasileiro. Naquele mesmo ano, ela arbitrou os primeiros jogos em Copa do Mundo. Filiada à FPF (Federação Paulista de Futebol), em 2020, foi a primeira mulher a apitar um jogo organizado pela Fifa, no Mundial de Clubes. Em 2021, compôs com Neuza Back e Paula de Oliveira a primeira equipe totalmente feminina a comandar um jogo de Libertadores.
LEIA TAMBÉM
Torcida da Ferrari leva faixa em apoio a Felipe Massa no GP da Itália