No intervalo da partida na qual a Ponte Preta foi derrotada por 2 a 0 e se despediu da Copa do Brasil nesta terça-feira (7), o técnico do time de Campinas, Hélio dos Anjos, disse ter sido chamado de “negão filho da p…” por um torcedor do Brasil de Pelotas. Apesar de relatar as ofensas, ele preferiu não registrar um boletim de ocorrência. “Não adianta. Não adianta nem na Europa”, disse (veja abaixo).
A situação chegou a ser relatada na súmula do jogo pelo árbitro Felipe Fernandes de Lima, mas, como o treinador não soube indicar o possível transgressor, ninguém foi preso pela Brigada Militar. No texto, Lima detalha que o técnico alegou ter sido chamado de “negão filho da p…” e que “durante a averiguação dos acontecimentos” antes do reinício da partida, a torcida cantou repetidas vezes ”Hélio viado”.
“O senhor Hélio dos Anjos não conseguiu identificar o torcedor, motivo pelo qual foi dado andamento ao jogo. Tal fato não foi presenciado ou percebido por nenhum integrante da equipe de arbitragem”, aponta um dos trechos do documento, que explica ainda que os xingamentos teriam vindo de um “torcedor localizado na arquibancada social”. Após a derrota, o treinador demonstrou irritação.
“Eu sou um treinador negro e essa é primeira vez na minha vida, em 38 anos de bola, que eu fui chamado da palavra que eu fui chamado hoje”, comentou, lembrando que o time gaúcho entrou no campo de jogo com uma faixa antirracista. Questionado sobre o motivo de não levar o caso à delegacia, se disse cético.
“Não dá nada. Você acha que eu vou perder meu tempo ao ir para a delegacia? Não adianta. Não adianta nem na Europa. Olha o que o Vinícius Júnior está passando lá, e está adiantando o quê em um país, e em um continente, super desenvolvidos? É uma coisa que não vai mudar no país, entra presidente A, B, C e não muda, porque não tem verdadeiramente punição”, opinou em entrevista coletiva.
Procurada pelo acidade on Campinas nesta quarta-feira (8) após a repercussão do caso, a assessoria de imprensa da Ponte Preta disse que não iria se manifestar sobre o episódio.
EM CAMPO
O Brasil de Pelotas é o primeiro clube classificado para a terceira fase da Copa do Brasil. Em jogo único disputado nesta terça-feira à noite, que abriu a segunda fase, o clube gaúcho recebeu e venceu a Ponte Preta, por 2 a 0, no estádio Bento de Freitas. Márcio Jonatan e Luiz Felipe, um em cada tempo, marcaram os gols.
Além da classificação à terceira fase, o Brasil de Pelotas faturou mais R$ 2,1 milhões como premiação. Agora, espera o próximo adversário que será definido por sorteio, ainda com data indefinida pela CBF. Já a Ponte Preta se despede da Copa do Brasil de 2023 com R$ 2,65 milhões acumulados em premiação – participação mais premiação da primeira fase – e volta a focar no acesso na Série A2 do Paulista.