O Vôlei Renata abre as portas do Ginásio do Taquaral para receber novos talentos em sua tradicional peneira, em Campinas. O time campineiro realiza a seleção de novos jogadores no dia 04 de dezembro, a partir das 8h (veja a programação abaixo). De acordo com o time, os testes serão para nascidos entre 2007 e 2010, que formarão as categorias infantil (sub-17) e mirim (sub-15).
A inscrição é realizada no local e horário em que ocorrem os testes. Para participar é necessário apresentar o RG ou a certidão de nascimento. Segundo o time, não haverá alojamento para os jovens da peneira.
Assim como nos últimos anos, a peneira será realizada em duas etapas. A primeira, com início pela manhã, às 8h, é para garotos nascidos entre 2009 e 2010 para a categoria mirim. Em seguida, às 10h30, será vez dos que nasceram em 2008 e 2007, do infantil. No período da tarde, os aprovados pela manhã retornarão para fazer testes em grupo, em situações de jogo.
LEIA TAMBÉM
Atacante Bruno Miranda demonstra insatisfação no Guarani
Copa do Mundo: Seleção brasileira faz em Turim 1º treino de preparação sem Neymar
O time campineiro ainda fará testes para a categoria sub-19 (infanto-juvenil), mas de maneira virtual. Os jovens nascidos entre 2005 e 2006 devem acessar o site e preencher o cadastro até o dia 27 de novembro. Em seguida, os aprovados serão chamados para testes individuais no Ginásio do Taquaral, em Campinas, a partir do começo do ano que vem
“Através da peneira e da formação de jovens conseguimos manter a missão do nosso projeto de valorizar o desenvolvimento de jovens, que além de fortalecer a modalidade, também traz frutos ao time adulto. Nos últimos anos, diminuímos a distância entre as categorias e isso é refletido na equipe principal, que é composta por atletas formados aqui no Taquaral”, comenta o embaixador do Vôlei Renata, André Heller.
O PROJETO
O trabalho da base é um dos pilares do projeto do Vôlei Renata. Desde 2010, o time campineiro promove e revela jogadores em todas as categorias, sendo que pouco mais de 50 se tornaram profissionais.
Muitos dos jovens que hoje estão em outros times da Superliga e fora do Brasil começaram no Ginásio do Taquaral, caso do oposto Dani, um dos principais jogadores da França, dos ponteiros Renan (Apan Blumenau) e João Rafael (Tours-França) e do central Matheus Pinta, do Minas, entre outros.
Eles recebem acompanhamento escolar, médico, fisioterápico, nutricional, odontológico, plano de saúde, auxílio-transporte e moradia. Nas últimas três temporadas, o time campineiro contou com jogadores que passaram por todas as categorias até chegar à equipe adulta. Em 2022/2023 é diferente. Os centrais Hector e Samuel estão sendo formados em Campinas.
LEIA MAIS