O coletivo teatral “Bando Preto” exibe três curtas-metragens no Cine Foto Clube Amparo neste sábado (20), Dia da Consciência Negra. O espaço fica na rua 13 de maio, 35, no centro. A programação é gratuita e tem início às 20h.
Serão exibidos os curtas “Veneno & Chibata”, “Tristes Visões de Bruzundangas” e “Não as Matem”. As produções audiovisuais foram produzidas durante a pandemia e serão apresentadas por Michele Giglio. Haverá um bate-papo com atores e equipe após cada exibição. Conheça mais sobre as obras.
“Veneno & Chibata’
A obra retrata um fato ocorrido em Amparo, em 1900, 12 anos depois da publicação da Lei Áurea. Uma escrava envenena uma família inteira, mas apenas a caçula, a pequena Lydia, morre.
“Tristes visões de Bruzundangas”
“Os Bruzundangas” é um romance póstumo, também de Lima Barreto, lançado em 1922, com crônicas satíricas sobre o país fictício Bruzundangas. A versão audiovisual foi feita pelo Bando Preto durante a pandemia para ser apresentada no Festival independente de Cultura de Amparo (FICA), em 2021.
“Não as Matem”
O curta foi escrito pelo consagrado autor brasileiro Lima Barreto e faz parte do compilado de artigos e crônica “Vida Urbana”, de 1915. Barreto fala de maneira direta sobre o feminicídio. Na adaptação do Bando Preto quatro mulheres narram o texto diretamente para a câmera.
Serviço
Exibição de Curtas do Bando Preto
Local: Cine Foto Clube Amparo
Endereço: Rua 13 de maio, 35, Amparo – SP
Data: 20 de novembro, sábado (Dia da Consciência Negra)
Horário: 20h
Entrada: Gratuita