O Bosque dos Jequitibás realiza neste sábado (24) mais uma edição do “Bosque Interativo”, quando os visitantes têm a oportunidade de interagir com animais silvestres, como serpente, jiboia, ouriço-cacheiro, coruja, cateto, tartaruga, entre outros. A atividade é gratuita, conta com a supervisão de profissionais de veterinária e biologia e será realizada das 9h às 15h, na praça do chafariz. O evento é aberto a pessoas de todas as idades e não é necessário fazer inscrição.
No Bosque Interativo, os animais vivos são da Casa dos Animais Interessantes e do Setor Veterinário. Já as peças de animais taxidermizados (mortos, empalhados e preservados) vêm do acervo do Museu de História Natural, todos localizados no interior do Bosque dos Jequitibás.
“O Bosque Interativo oferece oportunidade para os visitantes interagirem com animais silvestres e receberem orientações de especialistas. É uma experiência cognitiva e sensorial”, diz o veterinário do Bosque, Douglas Presotto.
LEIA TAMBÉM
Campinas terá sábado de temperaturas amenas e predomínio de sol
Motociata com Bolsonaro no Tapetão, em Campinas, é neste sábado; veja roteiro
O Bosque Interativo é organizado pelas equipes do Bosque dos Jequitibás, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos; do complexo de museus, que inclui o Museu de História Natural, o Aquário Municipal e a Casa dos Animais Interessantes, da Secretaria Municipal de Cultura de Turismo; da Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde. Também colaboram o Laboratório de Mamíferos, da Unicamp, e o Instituto de Zootecnia, de Nova Odessa.
PEÇA “A ÁRVORE E A ARANHA”
A partir das 14h, a praça do chafariz recebe a apresentação da peça infantil de teatro “A Árvore a Aranha”, da iTeatro Mundo da Lua. A obra, que também mescla música, teatro de bonecos e contação de histórias, é uma adaptação do texto do escritor Rubem Alves e será realizada ao ar livre, com participação gratuita.
O espetáculo conta a história de uma árvore conhecida como a Árvore da Alegria, que dá frutos e abriga uma enorme bicharada. O problema é a presença de uma aranha mal-humorada, que quer capturar abelhas e pegar o mel, para ter doçura na dieta e ficar bonita.
BEM-ESTAR ANIMAL
O Bosque dos Jequitibás desenvolve ações de educação ambiental junto a escolas, instituições e visitantes do parque. Também acolhe e trata de alguns animais silvestres resgatados, que tenham sofrido acidentes e/ou maus-tratos, levados pela Polícia Ambiental e pelos Bombeiros. Esses animais são reabilitados para que possam retornar à natureza ou serem colocados em um novo local, adequado para recebê-los.
O Bosque dos Jequitibás fica na Rua Coronel Quirino, nº 2, no Bosque. É aberto ao público de terça-feira a domingo, das 6h às 18h, com entrada gratuita.
LEIA MAIS
IGC eleva projeção da safra global 2022/23 de grãos em 8 milhões de toneladas