A Ata Notarial que precede o registro do imóvel da Catedral Metropolitana de Campinas foi assinada nesta quarta-feira (21), durante uma reunião no Paço Municipal. Este documento, considerado a “certidão de nascimento” da Catedral, reconhece a propriedade da área, por meio de usucapião.
O processo vai permitir que a Arquidiocese de Campinas tenha a matrícula do imóvel, abrindo possibilidades para obtenção de recursos e utilização do potencial construtivo, já que o imóvel é tombado.
O documento foi elaborado pelo 7º Tabelião de Notas de Campinas, Carlos Brasil, e será registrado no 1º Cartório de Registro de Imóveis. A SMJ (Secretaria Municipal de Justiça) foi responsável por intermediar o diálogo entre a Arquidiocese e o Tabelião de Notas. Em paralelo a isso, a SEMURB (Secretaria Municipal de Urbanismo de Campinas) está realizando processo de regularização da construção da Catedral, o que será posteriormente registrado na matrícula do terreno.
De acordo com o arcebispo metropolitano de Campinas, Dom João Inácio Müller, a o registro da Catedral é algo muito importante. “Agora nós podemos buscar aos poucos recursos para a Catedral”, disse.
O prefeito Dário Saadi ressaltou a importância da catedral para Campinas.
“A catedral é um patrimônio da cidade, sem dúvida, um marco para Campinas. Nos empenhamos muito porque o restauro e manutenção desse patrimônio não é para nós que estamos aqui hoje, mas para as futuras gerações”, afirmou o prefeito.
Sobre a Catedral Metropolitana de Campinas
Dedicada à Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Campinas, a Catedral começou a ser construída em 6 de outubro de 1807, mas só foi finalizada em 8 de dezembro de 1883, 76 anos depois.
Com interior no estilo barroco e fachada neoclássica, a Catedral Metropolitana é o maior edifício do mundo construído em taipa de pilão, com 4 mil metros quadrados.
Seu altar-mor foi feito pelo escultor baiano Vitorino dos Anjos em cedro vermelho, com entalhes que representam períodos do barroco e rococó. A nave foi realizada por Bernardino Sena. A fachada, de Cristóvão Bonini, foi concluída por Ramos de Azevedo.
Potencial Construtivo
A Prefeitura de Campinas pode emitir Certificados de Potencial Construtivo a proprietários de imóveis tombados. Esse potencial pode ser comprado e o recurso investido na restauração do imóvel.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Concurso seleciona fotografias de cenários turísticos de Piracicaba; veja como participar
Eleitorado cresce 8% em quatro anos em Piracicaba, aponta TSE; veja perfil