- Publicidade -

CampinasLazer e culturaCompanhia de teatro de Campinas vence Prêmio Governador do Estado de São Paulo

Companhia de teatro de Campinas vence Prêmio Governador do Estado de São Paulo

Grupo Fios de Sombra foi reconhecido pela obra “Maria dos Céus”, que combina recursos tecnológicos em espetáculo sensorial

- Publicidade -

A companhia campineira de teatro de animação Fios de Sombra conquistou, nesta quarta-feira (25), o Prêmio Governador do Estado de São Paulo na categoria Teatroa mais alta distinção concedida à produção cultural paulista. O grupo foi premiado pelo espetáculo “Maria dos Céus”, que une inovação tecnológica e delicadeza artesanal em uma experiência cênica singular e poética.

Companhia de teatro

Fundada e dirigida por Lucas Rodrigues e pela bailarina e atriz Paloma Barreto, a Cia Fios de Sombra é referência nacional no teatro de animação. O grupo se destaca por criar integralmente todos os elementos de cena — como bonecos, cenários e mecanismos — em seu próprio ateliê, imprimindo identidade autoral às montagens.

- Publicidade -

“Maria dos Céus”: poesia visual e técnica refinada

O espetáculo premiado levou oito anos para ser desenvolvido e chama a atenção pelo uso de recursos cênicos pouco usuais, como uma verdadeira chuva em cena, que provoca o florescimento de galhos secos ao vivo, simbolizando o renascimento. A peça combina iluminação automatizada e efeitos manuais com precisão técnica e apuro estético. O resultado é uma narrativa sensorial que emociona e reafirma o vigor do teatro de animação brasileiro.

Com 15 anos de trajetória, a Fios de Sombra já foi contemplada em dezenas de editais culturais e circulou por diversas capitais do país. O Prêmio Governador do Estado marca um novo capítulo para o grupo, que mantém sua atuação de forma independente e se dedica ao estudo e experimentação de linguagens cênicas que expandem os limites do teatro de bonecos — inclusive para o público adulto.

Da parceria internacional à consolidação no Brasil

A companhia nasceu do encontro entre Lucas Rodrigues, Paloma Barreto e o artista uruguaio Rafael Curci, com forte influência do teatro de títeres argentino. Juntos, criaram os premiados espetáculos “Anjo de Papel” e “Cinza”, entre 2010 e 2011. Desde então, a Fios de Sombra tem se consolidado como um dos principais nomes do teatro de formas animadas no país.

Atualmente composta por Lucas, Paloma e artistas convidados, a companhia já levou suas obras a centenas de cidades brasileiras, integrando festivais, mostras e projetos de destaque nacional.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

VÍDEO: carro pega fogo e mobiliza Corpo de Bombeiros em Capivari

Árvore cai em pátio de escola durante ventania em Piracicaba

- Publicidade -

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas