- Publicidade -

CampinasLazer e culturaDeborah Colker apresenta espetáculo de ritmos e mitologias brasileiras; confira fotos

Deborah Colker apresenta espetáculo de ritmos e mitologias brasileiras; confira fotos

Espetáculo é uma livre adaptação da obra revolucionária ‘A Sagração da Primavera’, de Igor Stravinsky

- Publicidade -

A consagrada coreógrafa e bailarina brasileira Deborah Colker traz a Campinas o espetáculo “Sagração”, nos dias 28 e 29 de junho, no Teatro Municipal José de Castro Mendes. As apresentações acontecem no sábado (28), às 20h, e no domingo (29), às 18h.

Com uma estética que une o erudito ao popular, Deborah propõe um diálogo ousado entre a clássica “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky, e ritmos e mitologias brasileiras. O espetáculo é uma livre adaptação da obra revolucionária composta em 1913 pelo compositor russo, que marcou a história da música e da dança com estruturas rítmicas inovadoras.

- Publicidade -

Na montagem dirigida por Deborah Colker, a dramaturgia se constrói a partir de cosmogonias indígenas, passagens bíblicas e elementos da ciência. A ideia surgiu após uma viagem da coreógrafa ao Xingu, onde conheceu a história do povo Kalapalo e Kuikuro sobre a origem do fogo, contada pelo cineasta indígena Takumã Kuikuro — que participa do espetáculo por meio de narração.

“Quando decidi recontar esse clássico, pensei que teria de ser a partir da cosmovisão de povos originários do Brasil”, conta Deborah. “Tudo só poderia ter começado com uma mulher. Uma avó. A avó do mundo.”

O espetáculo também revisita episódios do livro Gênesis, com destaque para as passagens de Eva e da serpente e a trajetória de Abraão, que simbolizam momentos de ruptura e transformação na consciência humana. “São dois mitos que elaboram sobre a consciência humana: pela autonomia de uma mulher que desperta para caminhos interditados e transgride; e de um homem que sai da sua casa e cultura em direção a si mesmo”, afirma Nilton Bonder, rabino e consultor da montagem.

Além das referências míticas, “Sagração” também aborda o processo evolutivo da vida na Terra. No palco, personagens que representam bactérias, herbívoros e quadrúpedes compõem o cenário, sugerindo a constante adaptação da espécie humana.

A trilha sonora mistura a composição original de Stravinsky a sons das florestas brasileiras e a ritmos populares como boi bumbá, coco, afoxé e samba. Instrumentos como maracá, caxixi, paus de chuva e flautas de madeira são executados ao vivo pelos bailarinos. A cenografia de Gringo Cardia utiliza 170 bambus de quatro metros de altura, representando resistência e flexibilidade.

- Publicidade -

O espetáculo é uma realização do Ministério da Cultura, Petrobras e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção local da Teatro GT.

Serviço

Espetáculo: Sagração – Deborah Colker
Datas: 28 e 29 de junho
Horários: Sábado, às 20h | Domingo, às 18h
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes (Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas)
Ingressos: De R$ 25,00 a R$ 140,00 (à venda na bilheteria e pelo site [https://bileto.sympla.com.br]

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Onda de frio deve causar chuva e mínima de 4°C em Piracicaba; veja previsão da semana

Santa Bárbara recebe festival gastronômico gratuito com pratos típicos das regiões do Brasil

- Publicidade -

isabelagalvao
isabelagalvao
Estudante de jornalismo de 22 anos, graduanda na Puc Campinas, com experiência de estágio de um ano e meio em emissora local.

- Publicidade -

Recomendado por Taboola

Notícias Relacionadas