Os fiéis que vão passar o feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, em Campinas, podem acompanhar missas e procissões em diferentes paróquias da cidade. O acidade on reuniu os principais horários e locais de celebração. Confira abaixo:
Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jardim Proença
A tradicional festa da padroeira no Jardim Proença deve reunir cerca de 6 mil pessoas neste sábado (12), com sete missas ao longo do dia.
Após a missa das 6h, haverá bênção do bolo, além de barracas com comidas típicas durante toda programação. A procissão acontece depois da celebração das 16h.
- Endereço: Rua Arlindo Joaquim de Lemos, 1110 – Jardim Proença
Missas:
- 6h
- 8h
- 10h
- 12h
- 14h
- 16h
- 18h30
Catedral Metropolitana e Basílica Nossa Senhora da Conceição Aparecida
As celebrações na região central começam com uma procissão às 9h, que sai da Basílica em direção à Catedral Metropolitana. As missas serão realizadas às 7h30, 10h e 18h.
Paróquia Imaculado Coração de Maria – Jardim Flamboyant
No Jardim Flamboyant, as missas serão celebradas neste sábado (11), às 17h, e no domingo (12), às 8h, 10h e 18h.
- Endereço: Avenida Palestina, 221 – Jardim Flamboyant
Quem é Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora Aparecida é uma das invocações de Maria, mãe de Jesus, e representa uma das principais devoções do catolicismo brasileiro. De acordo com a tradição, a imagem – feita de terracota – foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba do Sul, na cidade de Guaratinguetá. Por isso, ela passou a ser chamada de Nossa Senhora Aparecida.
A imagem original está em uma basílica construída especialmente em sua homenagem, na cidade de Aparecida, que se tornou o principal centro de peregrinação mariana do país.
A festa litúrgica de Nossa Senhora Aparecida é celebrada em 12 de outubro, data que se tornou feriado nacional em 1980, após a santa ser oficialmente proclamada Padroeira do Brasil pelo Papa João Paulo II (1920–2005).
Padroeira do Brasil
No início do século 20, a Princesa Isabel (1846–1921) presenteou a imagem de Nossa Senhora Aparecida com um manto azul bordado em ouro e pedrarias, além de uma coroa de ouro cravejada com diamantes e rubis, símbolos da realeza.
A partir desse gesto, Maria foi proclamada Rainha e Padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI (1857–1939).
“A devoção tem um papel muito relevante na história, não só da Igreja, mas do Brasil. A festa da Padroeira ressalta essa dimensão histórica — são mais de 300 anos desde o encontro da imagem por pescadores no Rio Paraíba. Celebrar esse feriado demonstra que somos um povo de grande fé, e essa fé impressiona todos os que visitam Aparecida. Em todo o Brasil, é possível ver o amor do povo à mãe de Jesus, a Senhora Aparecida, Padroeira de nosso país”,
afirma o padre Claudiney F. Almeida, da Cúria Metropolitana de Campinas.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Campanha Nacional de Multivacinação em Piracicaba terá Dia D; veja quando