O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini terá uma programação especial no mês de junho voltada para quem gosta de observar o céu e quer um pouco de romance. As atrações começam neste domingo (11), véspera do Dia dos Namorados, e seguem até o dia 25 de junho. Ao todo, serão três temas: “Amores Celestes”, “O Céu e suas Histórias” e “Contos Lunares” – veja a programação abaixo.
Na véspera do Dia dos Namorados, o astrônomo do Observatório, Júlio Lobo, será responsável por um passeio por diferentes constelações mostrando aos visitantes como as culturas e povos transportavam para o firmamento suas histórias de amor. “A atividade vai relembrar Os Amores Celestes eternizados em histórias e nas constelações”, afirma.
LEIA TAMBÉM
Brasuca Rock Festival em Campinas: festival no Iguatemi terá Pitty, Beto Lee e Orquestra Rock
Campinas Festival Dance acontece no feriado com 900 bailarinos no Castro Mendes
Já no dia 16, será a vez do “O Céu e suas Histórias”, na qual o público poderá ter uma leitura do céu para reconhecimento das principais estrelas e constelações do Céu de Outono. A visualização será a olho nu e, na área externa do prédio do Observatório, serão contados curiosidades, lendas, histórias e causos – essa atividade depende das condições climáticas favoráveis.
Ao telescópio serão observadas as estrelas Alfa do Centauro, Rubi Crucis e um aglomerado com milhares de Estrelas – Ômega do Centauro – também essa atividade depende das condições climáticas favoráveis.
Para fechar o mês, no dia 25, haverá uma atividade especial: “O Que te Assombra – Contos Lunares e o Guardião das Memórias Estelares”. Júlio Lobo, o ‘contador de Histórias Celestes’, e Thiago de Souza, o ‘contador de Causos Assombrosos, do grupo “O que te Assombra”, vão fazer uma dobradinha em uma atividade.
“Na área externa do prédio do Observatório farão um bate-papo sobre como, nas diferentes culturas e povos, a Lua era idolatrada, Cheia de Mistérios e sua relação com o Sobrenatural e a Licantropia”, comenta Júlio Lobo.
No mesmo dia, se as condições climáticas estiverem favoráveis, haverá observação da Lua pelo telescópio. Embora seja um objeto fácil de ser observado, devido sua proximidade ao nosso planeta, a lua será observada com filtros adequados para atenuar a turbulência atmosférica e o forte brilho.
Os ingressos para as atividades podem ser adquiridos na bilheteria do observatório. Os valores variam entre R$ 5 (meia-entrada) e R$ 10 (inteira). O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini está localizado na Estrada do Capricórnio, s/nº, no Distrito de Joaquim Egídio.
VEJA OS HORÁRIOS DE CADA ATRAÇÃO:
“Amores Celestes”
- Quando: domingo (11)
- Horário: das 17h até 21h
“O Céu e suas Histórias”
- Quando: 16 de junho (sexta-feira)
- Horário: das 18h até 21h
“O Que te Assombra – Contos Lunares e o Guardião das memórias Estelares”
- Quando: 25 de junho (domingo)
- Horário: das 17h até 21h
LEIA MAIS