Você sabia que amanhã, domingo dia 9, é feriado no Estado de São Paulo? Apesar da data cair em pleno domingo, a data marca a celebração da Revolução Constitucionalista, movimento armado pelo qual os paulistas pretendiam derrubar o governo provisório do presidente Getúlio Vargas.
Organizado pelo PRP (Partido Republicano Paulista) e apoiado pelo PD (Partido Democrático), o conflito eclodiu em 9 de julho de 1923. Na época, as elites paulistas buscavam reconquistar o comando político que tinham perdido com a Revolução de 1930 e exigiam a convocação de eleições e a promulgação de uma Constituição.
O levante resultou em combates em São Paulo, na região Sul do Mato Grosso e em Minas Gerais. A cidade de Campinas também foi arrastada para o conflito, tendo a Estação Cultura como um dos prédios bombardeados pela aviação Federal.
LEIA MAIS
Vanessa da Mata faz show gratuito em festival de música em Campinas neste domingo
BBB 24: Inscrições para o reality serão reabertas com últimas vagas
As manifestações terminaram cerca de quatro meses depois, com a derrota dos revolucionários no dia 2 de outubro. Porém, ainda que os paulistas tenham se rendido, algumas de suas exigências foram aceitas por Vargas.
Desde 5 de março de 1997, o dia de 9 de julho é feriado estadual em São Paulo. A proposta de fixação da data foi feita pelo ex-deputado Guilherme Gianetti e assinada pelo então governador da época, Mário Covas. Desde então, os paulistas têm o feriado cívico para refrescar a lembrança da Revolução Constitucionalista de 32.