O segundo eclipse solar de 2025 ocorre neste domingo (21) e poderá ser visto de maneira parcial somente a partir da Nova Zelândia, da costa leste da Austrália, de algumas ilhas do Pacífico e de partes da Antártica. Porém, é possível assistir o fenômeno do Brasil a partir das 14h30 (no horário de Brasília) através do Time and Date, que vai transmitir o fenômeno ao vivo em no YouTube.
No eclipse parcial, a Lua, a Terra e o Sol não se alinham de maneira perfeita, pois a parte central da sombra da Lua, que causa o eclipse total, não atinge o nosso planeta, fazendo com que todos vejam o eclipse apenas de maneira parcial a partir de alguns países.
Mais sobre o eclipse solar deste domingo
O eclipse solar será visível apenas de maneira parcial. Ou seja, em nenhum lugar do mundo ele não poderá ser visto de maneira total. O fenômeno ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, cobrindo uma parte do astro com sua sombra. Veja as três fases:
- Início: quando a Lua começa a se mover sobre o disco solar;
- Máximo: o eclipse atinge sua magnitude máxima, ou seja, a “mordida” no Sol é maior;
- Fim: a Lua segue seu caminho e deixa de cobrir o Sol.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Orquestra Sinfônica de Piracicaba apresenta concerto sob regência de maestro convidado
Passeio ciclístico em Piracicaba será acompanhado de atrações musicais; veja programação