A cidade de Campos do Jordão, principal destino turístico dos paulistas durante os meses mais frios, realiza a partir deste sábado (1º) o maior festival de música clássica da América Latina, com 60 concertos totalmente gratuitos.
Durante todo o mês de julho, a 53ª edição do “Festival de Inverno de Campos do Jordão” terá atrações em três palcos no município localizado na Serra da Mantiqueira e também na Sala São Paulo, na capital.
A abertura oficial será neste sábado às 20h, com concerto da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), sob o comando do diretor musical Thierry Fischer e participação do pianista britânico Stephen Hough. O governador Tarcísio de Freitas vai acompanhar.
“O Festival de Inverno de Campos do Jordão é um dos eventos de música erudita mais tradicionais e importantes de todo o mundo, é um orgulho para o Governo de São Paulo organizar e promover um festival tão importante em parceria com a Fundação Osesp”, disse Tarcísio.
LEIA TAMBÉM
Festas julinas em Campinas: confira a lista de arraiás
ATRAÇÕES
Mesmo antes da cerimônia oficial de abertura, o público em Campos do Jordão poderá acompanhar atrações já na tarde deste sábado. A partir das 16h, no Parque Capivari, a USP Filarmônica se apresenta ao lado do Coro Acadêmico da Osesp com interpretações de canções como “Carinhoso”, de Pixinguinha, e “Yara”, de Anacleto de Medeiros.
A edição 2023 do festival terá 60 concertos divididos entre três espaços em Campos do Jordão:
- Auditório Claudio Santoro, com apresentações de sexta a domingo;
- Parque Capivari, aos sábados e domingos;
- Capela São Pedro, localizada no Palácio Boa Vista, também aos sábados e domingos.
A programação artística em Campos do Jordão tem como destaques:
- os concertos da Osesp neste sábado e no dia 29, com a regente mexicana Alondra de la Parra e o violoncelista americano-brasileiro Gabriel Martins
- a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, regida por Fabio Mechetti, celebrando os 150 anos de nascimento de Rachmaninov, no dia 7
- A Orquestra Filarmônica de Goiás, sob a batuta de Neil Thomson, em programa com compositores brasileiros, no dia 15
- o Coro da Osesp, com a maestra Sofi Jeannin cantando as Luzes do Ártico, no dia 22
- a Camerata Antiqua de Curitiba, com orquestra e coro interpretando o oratório Joshua, de Haendel, no dia 28.
O festival também vai reunir uma variedade de grupos paulistas, incluindo a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório, a Orquestra do Theatro São Pedro, a Osusp, a Sinfônica de Campinas e a GRU Sinfônica.
A programação completa desta edição do Festival de Inverno pode ser acessada no site oficial (clique aqui)
SERVIÇO
53º Festival de Inverno de Campos do Jordão
Data: 1º a 30 de julho de 2023
Ingressos: Entrada gratuita, com retirada de ingressos no link https://festivalcamposdojordao.byinti.com/#/ticket/ com 5 dias de antecedência de cada apresentação, limitada a quatro bilhetes por pessoa.
Haverá distribuição de ingressos remanescentes no dia das apresentações na bilheteria, uma hora antes do início, conforme lotação do espaço.
LOCAIS:
AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO – Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 3662-2334. 814 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: somente em dias de concerto, a partir de 2h30 antes do início da apresentação.
PARQUE CAPIVARI – R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1291, Capivari, Campos do Jordão, SP. 500 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 20h.
PALÁCIO BOA VISTA – CAPELA SÃO PEDRO APÓSTOLO –Av. Adhemar Pereira de Barros, 3001, Jardim Dirce, Campos do Jordão, SP. 90 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h.