Um muro de 1,5 mil m² de Hortolândia foi transformado neste domingo (19) em galeria de arte, com obras em grafite. De acordo com a secretaria de Cultura, o objetivo é que este seja o segundo maior muro de grafite do país. O maior fica na cidade do Rio de Janeiro com extensão de 8,5 mil m².
O resultado pode ser conferido em uma galeria de fotos (veja abaixo) e faz parte do 6º Jacuba Festival de Graffiti, que começou ontem (18) e terminou hoje na ETA (Estação de Tratamento de Água), do Jardim Boa Esperança. O público pôde acompanhar o trabalho dos artistas em tempo real.
O evento teve DJ, pipoca grátis e feirinha com produtos e trabalhos dos artistas, que tiveram a água como inspiração e tema. O objetivo é utilizar a linguagem do grafite para conscientizar as pessoas sobre a importância do saneamento básico para a preservação da vida e do meio ambiente.
O EVENTO
O evento teve a participação de 120 artistas de 16 estados do Brasil, da RMC (Região Metropolitana de Campinas), capital paulista e região da Grande São Paulo. A realização é da secretaria de Cultura em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), com idealização e produção da Equipe Jacuba Graffiti, coordenada pelos artistas Kranium e Cabelin.
“O projeto coloca a população em contato com a arte dos grandes centros urbanos. Além de dar visibilidade para os artistas e combater o preconceito sobre o grafite, uma arte cada vez mais em evidência. É uma oportunidade também de deixar a cidade mais bonita”, afirmou o secretário de Cultura, Régis Bueno.
ESTILOS DIFERENTES
No festival, o público terá oportunidade de conhecer diferentes estilos de grafite, como:
- realismo (quando os artistas retratam de forma real pessoas, elementos da natureza, figuras e objetos)
- personagens (cartoon, caricatura, entre outros desenhos que retratam o cotidiano social com humor)
- abstrato (representação de cores e traços de forma não-real)
- figurativo (retrata a realidade das figuras, objetos e seres, mas não de forma real)
- letras (também chamado “wild style”, quando as letras se entrelaçam umas nas outras)
- 3D (que passam a sensação de que os caracteres estão “saindo” da parede)
OFICINA NESTA SEMANA
O festival também realizará uma oficina gratuita de grafite para crianças e adolescentes atendidas pela entidade assistencial Núcleo Vinde a Mim. A atividade será ministrada pelo artista Kranium, nas próximas quarta, quinta e sexta-feira (22, 23 e 24). A oficina também abordará o tema “Água”. Na sexta-feira, a oficina levará as crianças e os adolescentes para visitar a ETA Jardim Boa Esperança.