O cantor sertanejo Israel Novaes, em entrevista exclusiva ao acidade on, traçou um panorama do atual momento de sua careira e, entre outros assuntos, falou sobre a possibilidade de trazer a turnê ”Os Caras do Arrocha” para Campinas em 2026. O artista recebeu a reportagem em um hotel, na região central da metrópole, antes de um show solo na cidade, na última sexta-feira (7). Assista a entrevista completa com o cantor ao final da matéria.
Vivendo uma nova fase na carreira, 13 anos após estourar com o sucesso ‘Vem Ni Mim Dodge Ram’, em 2012, o artista realiza em 2025 a turnê ao lado de Thiago Brava para resgatar e dar novo fôlego ao arrocha, gênero sertanejo que marcou uma geração. O projeto reúne sucessos que embalaram o público em 2012, além de trazer participações especiais.
“É um filme novamente que passa na cabeça [neste novo projeto]. O nome do nosso DVD dos Caras do Arrocha é ”Nostalgia” e estamos vivendo tudo o que vivemos lá atrás de novo, mas agora juntos. Eu e o Thiago Brava tínhamos muita coisa em comum com a musicalidade”.
destacou o cantor
“É legal ver o pessoal comentando nas redes sociais, deu um saudosismo, né (risos). Na época do estouro todo mundo gosta, depois fica meio chato e depois dá esse sentimento de saudade. Estamos no momento da saudade agora. O público mundial está como um todo nesse momento, a gente vê a volta de grandes artistas lá fora”.
O cantor conta que Campinas está no páreo para receber um show do projeto em 2026. A turnê já passou por cidades do estado de São Paulo e, na próxima semana, estará no Caldas Country, em Goiás, no último evento com Circuito Sertanejo em 2025.
“Pode ter em Campinas sim, com certeza. A gente esteve em São Paulo, em Cotia, Ribeirão Preto, então está chegando a hora. Era para ter acontecido já, mas esse ano já está no final e tem épocas melhores, mas vamos estar por aqui sim”.
Israel ainda comentou o carinho que recebeu do público de Campinas antes do show no Pista 2002. Ao ser informado pela equipe do acidade on que os ingressos estavam esgotados, o cantor abriu o sorriso e prometeu um longo show – promessa cumprida, horas mais tarde.
Nascido no interior do Pará, projetado para a música sertaneja em Goiânia e com um ritmo popularmente mais famoso no Nordeste, o arrocha, o cantor diz que a cultura musical está em todo o país, o que explica esgotar ingressos em palcos nos cinco cantos do país.
“Passa um filme na cabeça, o lugar que eu vim não tinha probabilidades musicais nesse sentido. Imagina você do Pará, morar em Goiânia, eu pensava que se pelo menos uma pessoa de cada cidade conhecesse minha música já seria muita coisa, e Graças a Deus, muito mais que uma pessoa conhece. Eu me considero jovem e já ter conquistado tudo isso é felicidade e gratidão a Deus”.
relembrou
Vem Ni Mim Dodge Ram
Não tem como falar de Israel Novaes sem falar do hit ‘’Vem Ni Mim Dodge Ram’’. Lançada em 2012, o single explodiu nas rádios de todo o Brasil e marcou uma geração. Hoje, mais de uma década depois, a música ainda é cantanda pelo público nas festas sertanejas e se tornou marca registrada do cantor.
No sertanejo, atualmente, o caminho para o sucesso é novamente cantar justamente sobre a relação entre homens, mulheres e carrões, assim como foi na geração de Israel. Com Luan Pereira, Country Beat, Léo & Raphael e Ana Castela embalando a nova velha onda do sertanejo, Novaes já pisava nesta estrada há muito tempo. Ele analisou o novo momento do ritmo e respondeu sobre se achar percursor do movimento.
“Isso já existia na música sertaneja lá atrás, desde o Fuscão Preto [do Trio Parada Dura]. A música é uma forma de contar uma história e tudo depende da fase do sertanejo. Houve um momento em que o sertanejo era muito romântico, depois veio a fase da quebradeira, o sertanejo tem essa capacidade e se reinventar. Neste momento em que o sertanejo galga outros ares, com o agro em alta, voltou-se a falar de caminhonetes, que além de ser o carro do campo, é imponente na cidade, tem muito a ver com essa robustez do trabalho do campo“.
acrescenta o cantor
No entanto, Novaes diz que apesar de já ter cogitado, não pensa em voltar a gravar músicas que falem de caminhonetes, pelo menos por enquanto. Em 2025, além das regravações com a turnê ‘’Os Caras do Arrocha’’, ele lançou a música ‘’Amor te Quero’’, com participação de Juliana Marques, ‘’Não é tudo isso’’, ‘’Luxar’’ e ‘’Maloqueiro Apaixonado’’.
“Eu não penso muito não. Já tive momentos em que pensei, mas já fizeram música com todos os carros (risos), só se tiver um carro novo aí”.
Caneta e viola
Mas se engana quem pensa que “O Cara do Arrocha” se resume a caminhonetes e baladas. Israel Novaes também é compositor. Ele é o autor da maioria dos próprios sucessos, como ‘Vem ni Mim Dodge Ram’, ‘Depende ’e ‘Vai Entender’. Além de suas composições, ele fez a letra da romântica ”Mente Pra Mim”, eternizada na voz de Cristiano Araújo. Versatilidade para compor que traduz a identidade dele. Ele conta que para compor, conta as histórias que viveu em formato de música.
“Isso é uma coisa que a gente recebe de família ou de Deus. Cantar uma música, interpretá-la já é bonito, mas cantar aqui o que você viveu e escreveu tem uma importância ainda maior. Existem vezes que estou cantando e tá passando aquilo que vivi”.
conta Novaes
Ele ainda relembra histórias que se tornaram composições. Uma das faixas do álbum ‘O Cara do Arrocha’’, lançado em 2012, intitulada ‘’Depende’’, surgiu de uma dessas histórias. Todo o álbum foi composto pelo cantor.
“A música ‘Depende’ fala ”passou a unha no meu braço”, que uma menina chegou e falou ‘’compõem uma música pra mim, já que você é compositor”, eu falei que eu compunha só o que eu vivi, ai compus essa. A música tem essa mágica. E na composição tem um processo de evolução, escrevendo e refazendo, até ter prática”.
conclui o sertanejo
Assista a entrevista completa com o cantor:
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba terá quinta-feira quente e com variação de nuvens, mas sem previsão de chuva
Fentepira 2025: conheça os espetáculos selecionados para 20ª edição do evento