Nome cada vez mais conhecido por seus hits de sucesso como “Acorda Pedrinho” e “Tô Bem”, a banda Jovem Dionísio tem retorno marcado em Campinas nesta semana. O grupo de Curitiba (PR) apresenta a turnê “Cadeiraria” nesta sexta-feira (1º) na casa de eventos Vibes, localizada no Jardim Guanabara.
Antes de sua chegarem em solo campineiro, o vocalista Bernardo Pasquali (Belny Pasquali), o tecladista Bernardo Hey (Ber Hey), o baixista Gustavo Karam (Gugo), e os irmãos Gabriel Mendes (Mendão), baterista, e Rafael Mendes (Fufa), guitarrista, conversaram com o acidade on sobre expectativas para o show, o último álbum lançado e a indicação ao Grammy Latino 2024.
Dos bares e restaurantes de Curitiba ao topo das paradas do Brasil
Apesar de se oficializarem como Jovem Dionísio só em 2019, a união pela música vem de muito antes. Como boa parte das histórias de formação de bandas, o grupo de amigos começou a tocar na época da escola, sob outro nome, em bares e festas da capital paranaense, mas sem grandes pretensões.
Depois que conseguiram juntar dinheiro suficiente para gravarem as primeiras músicas foi que a banda deixou de ser um mero hobby. O nome escolhido para batizar veio em homenagem a um dos lugares favoritos dos cinco amigos em Curitiba: o Bar do Dionísio.
De 2019 para cá, a banda foi colecionando alguns sucessos, como “Pontos de Exclamação” e “Algum Ritmo”, em parceria com o Gilsons. Mas foi com “Acorda Pedrinho”, em 2022, que o grupo foi alçado ao reconhecimento nacional e internacional. Com o disco de mesmo nome, a banda passou por festivais como o Primavera Sound, Rock in Rio Brasil e Lisboa, Lollapalooza e Planeta Atlântida, além de uma turnê por cinco países da Europa.
Agora, com o novo e segundo álbum de estúdio “Ontem Eu Tinha Certeza (Hoje Eu Tenho Mais)”, o grupo se encontra num lugar de muitos aprendizados que foram colhidos no meio do caminho, mas também de desafios superados.
“A gente não esperava por isso e muita coisa acabou surgindo no meio do caminho que a gente teve que ir aprendendo como fazer. A gente nunca tinha saído numa turnê fora do Brasil. Quer dizer, fora da nossa cidade. A gente nunca tinha saído numa turnê pelo Brasil. Nunca tinha pegado também festivais e tudo mais. Então foi muito aprendizado na estrada”, comenta o guitarrista Fufa.
Fase da Jovem Dionísio pós “Acorda Pedrinho”
O sucesso de “Acorda Pedrinho” trouxe aprendizados, mas não intimidou os meninos da Jovem Dionísio. Segundo o vocalista Bernardo, a vontade de se reinventar no novo disco, que carrega traços mais intimistas e experimentais, já é algo característico do grupo, de ser curioso em relação às próprias criações e de tentar chegar em lugares que sentem que talvez não tenham sido desbravados no aspecto musical.
“Então eu acho que quando a gente começou o processo desse disco, a nossa maior motivação mesmo era realmente só conseguir gravar o máximo de músicas que a gente pudesse. Ativar o modo criação total”, conta. Mesmo durante a primeira turnê, o grupo voltava para Curitiba no final de semana, onde reassistiam shows e formulavam ideias melhores, aprimorando aquilo que haviam criado.
Em janeiro de 2023, quando a banda já estava há cerca de seis meses em turnê, eles viajaram e iniciaram a “fazedura de músicas”, conforme o próprio Bernardo. A partir disso, eles compilaram as melhores, de forma quase unânime, e assim criaram “Ontem Eu Tinha Certeza (Hoje Eu Tenho Mais)”.
O novo álbum levou cerca de um ano e meio para ficar pronto, sendo revelado em maio deste ano, unindo composições novas e de anos anteriores. Os cinco amigos chegaram a ficar quase um mês viajando para cidades do Interior do Paraná para o processo de criação. “A gente passava dias fazendo uma música nova todo dia. A gente acordava de manhã e ia para uma nova música, um novo projeto. Ia dormir. Dia seguinte ia abrir outro projeto”, continua Bernardo.
Desse grande compilado construído ao longo dos meses, uma turnê e algumas viagens, algumas faixas ocupam um lugar especial para eles. Os integrantes praticamente concordam ao falar sobre “Tartarugas”, que dá início e um Norte ao disco.
“Para mim foi muito especial ‘Passeando no seu jeito’, que a gente fez várias versões dela até a gente chegar no momento que a gente colocou um verso que foi do Leminski, com a voz do Arnaldo Antunes”, comenta Mendão.
Para Gugo, um dos grandes desafios do novo disco foi terminar composições, pensar no que seria um refrão de uma música, tocar e revirar as criações. Ber Hey lembra que a faixa “Eu Preciso Te Dizer” foi finalizada quase no prazo de entrega do álbum.
Vida offline apesar do sucesso nas redes sociais
Você provavelmente já ouviu “Ah, cê reparou que eu me arrumei?/ Ah, tô bonitinho” ao rolar a tela em alguma rede social nos últimos meses. Na nova era da Jovem Dionísio, é possível dizer que “Tô bem” herdou a coroa deixada por “Acorda Pedrinho” como hit viral do álbum, acumulando não apenas milhões de reproduções, como também gerando uma verdadeira trend em espaços como Instagram e Tik Tok.
Mas se engana quem pensa que os cinco integrantes da banda fazem esse tipo de criação de caso pensado para as redes sociais. “A gente nunca teve essa visão para a criação de nenhuma música que a gente fez até hoje. Esse próprio lance da criação de conteúdo usando música, a gente é bem ruim nisso, na verdade”, afirma o vocalista.
Desconectados da vida online, os hits virais que a banda coleciona vieram todos por acaso. O segredo da “receita” foi buscar a produção de uma música dançante, com toques de gêneros como Disco e Miami Bass. “A gente não acha que a música serve para isso [trends nas redes sociais], mas que também isso não é um agravante ou um inimigo da música”, comenta Bernardo.
Indicação ao Grammy Latino 2024
Para além de hits na internet, a banda também tem acumulado conquistas mais concretas no mundo real. Recentemente, eles foram indicados para 25º Grammy Latino, que acontece no dia 14 de novembro em Miami, Flórida, nos Estados Unidos. A premiação é considerada uma das mais relevantes na indústria musical.
Ao lado de nomes da atualidade, como Lagum e Ana Frango Elétrico, assim como consagrados da velha guarda, como o falecido Erasmo Carlos, a banda concorre na categoria de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa.
Demorou para a ficha dos integrantes cair com a indicação. “Estar no meio de vários artistas tão bons assim, que já tem muito nome, faz muito tempo, é algo que gratifica a gente”, comenta Mendão.
“A gente se dedicou muito para fazer esse disco soar o melhor possível, para a gente conseguir realmente amar essa para o máximo que dessa. E agora quando chega nesse patamar de uma premiação, onde as pessoas votaram nesse disco para chegar ali nessa indicação, a gente já fica grato o suficiente, só pela indicação”, destaca o vocalista.
O sentimento de gratidão e felicidade pela nomeação é tanto que o grupo marcou uma viagem para comemorar o Grammy Latino 2024 antes mesmo da premiação acontecer, e eles afirmam que a celebração já vale independentemente do resultado. “A gente tá competindo na categoria do rock contra o rei do rock, que é o Erasmo Carlos. Se ele ganhar, é que nem perder no futebol para o Ronaldo”, brinca Bernardo Pasquali.
Show em Campinas
Antes da importante premiação, os meninos também têm um compromisso importante em Campinas. Sobre as expectativas para o show, eles esperam a mesma energia que sentiram do público na passagem anterior para a cidade, além de entregar uma apresentação com excelência.
“A gente aprendeu muita coisa nessa primeira turnê, e agora também fazendo nossa segunda turnê a gente vai aprendendo coisas e vai adaptando o show e melhorando sempre. Então, com certeza, o show que a gente vai entregar em Campinas na semana que vem é o melhor show que a gente pode fazer assim porque a gente realmente a gente faz música e gosta muito de fazer essa parada”, afirma Bernardo.
Os ingressos para o show da Jovem Dionísio, que acontece amanhã (1º) na Vibes, ainda estão à venda pelo site (clique aqui).
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Limeira abre vagas para curso gratuito de biscoitos natalinos; saiba como participar
51º Salão de Humor de Piracicaba pode ser visitado até este domingo; veja horários