Você já ouviu falar sobre a “Volta do Chapadão” em Campinas? A histórica corrida foi realizada entre as décadas de 1930 e 1950 em Campinas e atraiu pilotos internacionais para competir na cidade, antes mesmo da existência da Fórmula 1.
Para celebrar essa época, no próximo domingo (30), um evento vai relembrar o antigo circuito automobilístico e o legado do pioneiro piloto brasileiro Benedicto Lopes, conhecido como “Campineiro Voador”, vencedor da “Volta do Chapadão” em 1937. Haverá uma simulação de corrida e exposição de carros dos anos de 1930 e 1940 no entorno da Torre do Castelo. O evento acontece a partir das 9h e é aberta ao público (saiba mais abaixo).
LEIA MAIS
Campinas aprova condomínio inédito de lotes sem planta no Swiss Park; entenda
Agência de saneamento abre concurso com salários de até R$ 10 mil; veja vagas
O QUE É A VOLTA DO CHAPADÃO?
A “Volta do Chapadão” aconteceu pela primeira vez na década de 1930, alguns anos antes da inauguração do famoso Autódromo de Interlagos em São Paulo. Ela atraiu pilotos internacionais de países da Europa como Itália, Portugal e Inglaterra, que vieram até Campinas para participar da corrida que na época tinha prestígio no cenário automobilístico.
A corrida foi um marco importante para o automobilismo brasileiro. A primeira edição, realizada em 1935, foi vencida pelo piloto brasileiro Chico Landi. No ano seguinte, em 1936, a corrida não foi realizada, mas em 1937, Benedicto Lopes foi o campeão da edição, ficando conhecido como o “Campineiro Voador”.
A exposição também celebra o dia do “Campineiro Voador”, Benedicto Lopes.
Benedicto Moreira Lopes nasceu em Campinas em 11 de novembro de 1904. Era filho de um maestro e de uma dona de casa. Desenvolveu seu talento em mecânica e restauração de automóveis e, em 1934, teve a oportunidade de correr pela primeira vez no 2º Grande Prêmio do Rio de Janeiro, na Gávea. No ano seguinte, adaptou um Ford V8 para corridas e, com ele, disputou o 3º GP do Rio e a “I Volta do Chapadão”, em Campinas.
QUEM FOI BENEDICTO LOPES?
Em 1937, já com um Alfa Romeo, participou de duas provas em Portugal e venceu brilhantemente o GP de São Paulo, no Jardim América, e a “II Volta do Chapadão”. Por suas conquistas, Benedicto Lopes passou a ser chamado de “O Campineiro Voador”. A última prova de sua carreira aconteceu em 3 de abril de 1954, com vitória no “3º Circuito do Maracanã”, no Rio de Janeiro. Lopes morreu em 8 de agosto de 1989 e, por lei municipal, foi instituído o “Dia do Antigomobilista Benedicto Lopes”, sempre no último domingo de julho.
EVENTO DE DOMINGO
Campinas terá neste domingo (30) uma simulação de corrida e exposição de carros dos anos de 1930 e 1940 no entorno da Torre do Castelo. O evento acontece a partir das 9h e é aberta ao público.
O evento contará com ao menos 32 carros de colecionadores que percorrerão o trajeto da Torre do Castelo até o Balão da Escola de Cadentes. Os apaixonados por carros antigos também poderão participar de uma exposição desses carros que acontecerá na Praça do Largo do Rosário.
SERVIÇO
Data: domingo – 30/07
Horário: 9h
Local: Ponto de encontro – Torre do Castelo
Entrada gratuita
LEIA TAMBÉM
Quando é o dia do caminhoneiro? Profissionais são homenageados em três datas