- Publicidade -
Lazer e cultura"Pé de Livro": projeto incentiva leitura de maneira criativa em praça de Campinas

“Pé de Livro”: projeto incentiva leitura de maneira criativa em praça de Campinas

População de Campinas ganhou uma nova opção de lazer com projeto ‘Pé de Livro’ do CAIS (Centro de Apoio e Integração do Surdocego Múltiplo Deficiente)

- Publicidade -

 

A Praça Rene Chaves, conhecida como “Buracão”, no Jardim Proença, em Campinas, está sendo decorada com “árvores de livros” pelo projeto “Pé de Livro”. A iniciativa é promovida pelo CAIS (Centro de Apoio e Integração do Surdocego Múltiplo Deficiente) e consiste em disponibilizar livros gratuitamente no espaço público. A praça está localizada entre as ruas Rosa Lopes, Lino Guedes, Cônego Oscar Sampaio e Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho.

De acordo com Márcia Helena Ramos Arias, coordenadora e técnica do CAIS, o objetivo do projeto é incentivar a população a ler mais de forma informal e divertida. Ela menciona que já viu iniciativas semelhantes em outros lugares, onde livros foram colocados em geladeiras e prateleiras nas praças. Sempre que possível, eles colocam os livros nas árvores da praça.

 

 

LEIA MAIS

- Publicidade -

Campinas terá domingo nublado com possibilidades de chuvas

Censo aponta que número de casa desocupadas supera déficit habitacional em Campinas

 

 

A coordenadora disse também que os moradores de Campinas estão convidados a participar do projeto. Para isso, basta ir à praça e pegar os livros das árvores ou fazer doações de obras no CAIS, localizado em frente à praça.

“Nós embalamos os livros doados e incluímos uma mensagem”, explica Márcia. Junto com cada livro, é possível encontrar bilhetes carinhosos. Um desses bilhetes incentiva: “Faça parte dessa rede de conhecimento, traga um livro para doar”.

A jornalista Kátia Camargo fez um passeio pela praça e relatou que conheceu a ideia por meio dos sobrinhos. De acordo com Kátia, até livros em braile foram encontrados nas árvores. No passeio, ela descobriu uma obra com a seguinte mensagem:

“Nosso desejo é que, ao ler esse livro, você se encante com a história e traga ao seu coração, lindas memórias. Aumente seus ‘galhos’ de conhecimento e expanda seus pensamentos. Faça florir os frutos da educação e engrandeça sua instrução”.

“Estamos em um momento que, mais do que nunca, devemos incentivar a leitura para esquecermos um pouco os eletrônicos”, disse Márcia. A coordenadora, que também é fonoaudióloga e especialista em deficiência visual e surdez, revelou que a ideia inicial é cativar o público pela curiosidade. “Esperamos que a curiosidade vire hábito”.

O CAIS é uma OSC (Organizações da Sociedade Civil) que atende pessoas com surdocegueira e múltipla deficiência sensorial. A instituição é única na região de Campinas com essa especificidade. O CAIS atende sem restrição de idade e respeita.

LEIA TAMBÉM

Reforma Tributária: remédios vão ficar mais caros?
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -