O projeto “Reviva o Rio Atibaia” fará o primeiro evento desde o início da pandemia de covid-19 neste domingo (6), na Praça Beira Rio, no distrito de Sousas, em Campinas. A programação, que ocorre das 9h às 14h, terá exposições, orientações sobre saúde, apresentações culturais e ações práticas para toda a família. Além disso, o evento tem entrada gratuita e celebra 25 anos de conscientização voltados à proteção ambiental.
Entre as atividades está a customização de vasos, com orientação de monitores, para o plantio de mudas nativas que serão distribuídas no dia do evento. A ação estimula o plantio de árvores nativas de ocorrência natural na Mata Atlântica, com a distribuição de mudas produzidas no viveiro da Associação Jaguatibaia.
A entidade ambiental vem realizando uma atividade constante de recuperação na APA (Área de Proteção Ambiental) Campinas e já realizou o plantio de 220 mil árvores diversas da Mata Atlântica. Uma exposição irá mostrar o processo de recuperação destas áreas antes degradadas no interior da APA.
LEIA TAMBÉM
Campinas terá ‘Hip Hop Festival’ com GOG, Tasha & Tracie e Thaíde; entrada é gratuita
Festa Literária de Paraty: ingressos para 20ª edição da Flip começam a ser vendidos
O evento ainda terá a tradicional Barqueata, onde integrantes da associação de Remo de Sousas realizam uma limpeza simbólica do Rio Atibaia com o auxílio de uma “ecobarreira” já montada no rio. O lixo será exposto na praça, com informações sobre o tempo de decomposição dos diversos materiais que ainda são jogados nele.
SERVIÇOS DE SAÚDE
Os participantes também poderão realizar serviços públicos e gratuitos de saúde, oferecidos pela Prefeitura municipal de Campinas. O Centro de Saúde de Sousas oferecerá vacinação contra HPV, realização de exames de glicemia, aferição de pressão, entre outros cuidados.
O Hemocentro (Centro de Hematologia e Hemoterapia) da Unicamp também estará presente por meio de voluntários para tirarem dúvidas e mitos sobre doação de sangue e orientações e incentivo à doação de medula.
PROGRAMAÇÃO INFANTIL
As crianças são um público especial e estratégico para o “Reviva o Rio Atibaia”. Por isso, diversas atividades educativas e interativas estão programadas, com destaque para a peça “Todos Contra a Dengue”, realizada pelo setor de Vigilância em Saúde de Campinas, e uma oficina de pintura com terra, ministrada pela professora Luiza Ishikawa, bióloga da Jaguatibaia.
O PROJETO
O “Reviva o Rio Atibaia” é considerado o mais longevo evento ambiental do Estado de São Paulo, e tem como principal objetivo fomentar ações de conscientização, preservação e manutenção ambiental em Campinas por meio de atividades didáticas para todas as idades. Ao longo de seus 25 anos de realização, o projeto já impactou mais de 40 mil participantes.
É realizado com base no conceito Educação para a Sustentabilidade, que integra os três pilares que constituem a Sustentabilidade: Ambiental, Social e Econômico; que permeia o evento desde a primeira edição em 1997.
O evento está alinhado aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), que integram a Agenda 2030, pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015, pelos 193 países membros. A agenda é composta por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados mundialmente, promovendo o crescimento sustentável e global até o ano de 2030.
SERVIÇO
Evento do projeto “Reviva o Rio Atibaia”, em Campinas
Quando: domingo (6), das 9h às 14h
Onde: Praça Beira Rio – Rua Monsenhor Dr. Emílio José Salim, Distrito de Sousas
Quanto: entrada gratuita
LEIA MAIS