A performance de dança “Lapidação – ou quando gritam as pedras”, apresentada pelo ator e bailarino José Teixeira, entra em temporada gratuita no mês de novembro em Campinas, com quatro sessões acessíveis, em diferentes espaços culturais da cidade. As apresentações com temática LGBTQIAPN+ acontecem nos dias 9, 15, 16 e 30 de novembro, sempre às 14h, com retirada de ingressos no local.
Como é a performance?


Criada em 2018 e desenvolvida a partir de mais de 200 horas de improvisação, a performance propõe uma imersão sensorial e reflexiva sobre as violências físicas e simbólicas sofridas pela comunidade LGBTQIAPN+. Inspirado na canção “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque, o espetáculo convida o público a refletir sobre a intolerância e a marginalização de corpos dissidentes.
“Ouvir ‘joga pedra na Geni’ não faz sentido quando se sabe quem era Geni ou o que representava. Esta dança questiona e denuncia a passividade diante de tantas e tantas notícias sobre mortes atrozes”, explica José Teixeira.
Apresentada em formato de arena, a obra faz uso simbólico de pedras, entregues ao público na entrada como senha de acesso. Ao longo da apresentação, esses objetos se tornam metáforas do apedrejamento social e simbólico imposto às pessoas LGBTQIAPN+. A performance também incorpora leituras de reportagens do GGB (Grupo Gay da Bahia). A ONG realiza, há mais de 40 anos, levantamentos sobre mortes motivadas por homofobia e transfobia no Brasil.
Um grito da comunidade LGBTQIAPN+

Segundo dados da entidade, 257 pessoas LGBTQIAPN+ foram assassinadas em 2023, sendo 127 transexuais, 118 homens gays, 9 lésbicas e 3 bissexuais. Para José, apresentar esses números em cena é uma forma de dar visibilidade à violência e provocar empatia e ação no público.
“A performance não busca apenas denunciar, mas também propor uma virada de chave — ressignificar o cenário de violência para um de amor e respeito”, afirma o intérprete.
Além das apresentações abertas ao público, José já levou “Lapidação” a escolas públicas de Campinas, em turmas do Ensino Médio e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Todas as sessões contam com tradução em Libras, audiodescrição e são seguidas de rodas de conversa sobre o tema.
O projeto “Não joga pedra na Geni”, que inclui a performance, foi contemplado pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) de Fomento à Cultura, com realização da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas e do Ministério da Cultura.
Serviço
Lapidação – ou quando gritam as pedras
Performance de dança de José Teixeira
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 45 minutos
Acessibilidade: Libras e audiodescrição
Datas e locais:
09/11 (domingo) – 14h | CIS Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829 – Botafogo)
15/11 (sábado) – 14h | Museu da Cidade (Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral)
16/11 (domingo) – 14h | Grupo Niu Yoga (Av. Dr. Romeu Tortima, 492 – Barão Geraldo)
30/11 (sábado) – 14h | Centro Cultural Casarão (Rua Aracy de Almeida Câmara, 291 – Barão Geraldo)
Entrada gratuita – Retirada de ingressos no local.
Mais informações: Instagram @zefa_teixeira
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Idoso de 62 anos cai em poço e fica ferido bairro rural de Piracicaba
Parada LGBTQIAPN+ leva multidão às ruas do Centro de Campinas