- Publicidade -
lazereculturaCampinas tem concertos gratuitos de música clássica; veja locais

Campinas tem concertos gratuitos de música clássica; veja locais

Orquestra Conservatório Carlos Gomes se apresenta quatro vezes em praças de Campinas; saiba onde assistir

- Publicidade -

Orquestra Conservatório Carlos Gomes se apresenta em Campinas (Foto: Divulgação)
Orquestra Conservatório Carlos Gomes se apresenta em Campinas (Foto: Divulgação)

 

O projeto “Orquestra em Cartões-Postais de Campinas” continua apresentando obras de compositores clássicos, como Vivaldi e Mozart, em praças e lugares famosos da cidade. A programação da semana inclui mais quatro shows (veja os locais abaixo).

- Publicidade -

A proposta é que os campineiros conheçam e valorizem a arquitetura e a história de pontos considerados “cartões-postais”, como os largos do Rosário, da Estação Cultura e das Andorinhas, a Praça Carlos Gomes e a Torre do Castelo.

DATAS E OBRAS

As apresentações ao ar livre da Orquestra Conservatório Carlos Gomes acontecem desde 13 de junho e se encerram em 11 de julho, principalmente a partir de 17h.

O repertório terá o acompanhamento do Coral dos Meninos Cantores e das solistas Thaís Costalonga, Marina Gabetta e Joyce Martins, que se revezarão nos shows. Os concertos gratuitos com 40 minutos de duração terão as seguintes composições:

– Mozart (Serenata)

- Publicidade -

– Vivaldi (Primavera)

– Ernst Mahle (Viajando pelo Brasil)

– César Guerra-Peixe (Mourão)

– Heitor Villa-Lobos (Trenzinho Caipira)

– Carlos Gomes (Quem Sabe)

LEIA TAMBÉM
Campinas tem 194 mil veículos licenciados; veja como fazer
Apostas da região de Campinas faturam R$ 42 mil na quina

O PROJETO

Violinista da orquestra e arquiteto, urbanista, professor e pesquisador da Unicamp, Evandro Ziggiatti, afirma que a ideia é conduzir o público em uma viagem pelas características sobre a arquitetura e os fatos históricos dos locais dos concertos.

“É uma oportunidade de o público ouvir música e aprender um pouco mais sobre aquele espaço que frequenta e talvez não saiba o peso histórico e cultural”, afirma.

Uma das idealizadoras, a violoncelista Lara Ziggiatti valoriza a experiência. “Queremos valorizar a cultura e os espaços históricos ao som de boa música e levar a orquestra para mais perto da população de forma agradável e diferente”, defende.

A Orquestra do Conservatório Carlos Gomes tem 35 integrantes e é coordenada pelo violinista Silas Simões. O projeto, financiado pelo ProAC, prevê ainda o registro das apresentações por fotógrafos convidados, além de uma exposição.

LOCAIS DOS CONCERTOS

– 04/07 17h – Torre do Castelo

– 07/07 17h – Praça Antônio Pompeo – Centro – Monumento Túmulo a Carlos Gomes

– 09/07 (sábado) – 14h – Conservatório Carlos Gomes

– 11/07 – 17h – Largo das Andorinhas – Monumento ao Bicentenário de Campinas

LEIA TAMBÉM
Campinas gera 1.808 vagas de emprego em maio, diz Caged

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -