Campinas tem concertos gratuitos de música clássica; veja locais Campinas tem concertos gratuitos de música clássica; veja locais

Campinas tem concertos gratuitos de música clássica; veja locais

Orquestra Conservatório Carlos Gomes se apresenta quatro vezes em praças de Campinas; saiba onde assistir

Orquestra Conservatório Carlos Gomes se apresenta em Campinas (Foto: Divulgação)
 

O projeto 'Orquestra em Cartões-Postais de Campinas' continua apresentando obras de compositores clássicos, como Vivaldi e Mozart, em praças e lugares famosos da cidade. A programação da semana inclui mais quatro shows (veja os locais abaixo).

A proposta é que os campineiros conheçam e valorizem a arquitetura e a história de pontos considerados 'cartões-postais', como os largos do Rosário, da Estação Cultura e das Andorinhas, a Praça Carlos Gomes e a Torre do Castelo.

DATAS E OBRAS

As apresentações ao ar livre da Orquestra Conservatório Carlos Gomes acontecem desde 13 de junho e se encerram em 11 de julho, principalmente a partir de 17h.

O repertório terá o acompanhamento do Coral dos Meninos Cantores e das solistas Thaís Costalonga, Marina Gabetta e Joyce Martins, que se revezarão nos shows. Os concertos gratuitos com 40 minutos de duração terão as seguintes composições:

- Mozart (Serenata)

- Vivaldi (Primavera)

- Ernst Mahle (Viajando pelo Brasil)

- César Guerra-Peixe (Mourão)

- Heitor Villa-Lobos (Trenzinho Caipira)

- Carlos Gomes (Quem Sabe)


LEIA TAMBÉM
Campinas tem 194 mil veículos licenciados; veja como fazer
Apostas da região de Campinas faturam R$ 42 mil na quina

O PROJETO


Violinista da orquestra e arquiteto, urbanista, professor e pesquisador da Unicamp, Evandro Ziggiatti, afirma que a ideia é conduzir o público em uma viagem pelas características sobre a arquitetura e os fatos históricos dos locais dos concertos.

'É uma oportunidade de o público ouvir música e aprender um pouco mais sobre aquele espaço que frequenta e talvez não saiba o peso histórico e cultural', afirma.

Uma das idealizadoras, a violoncelista Lara Ziggiatti valoriza a experiência. 'Queremos valorizar a cultura e os espaços históricos ao som de boa música e levar a orquestra para mais perto da população de forma agradável e diferente', defende.

A Orquestra do Conservatório Carlos Gomes tem 35 integrantes e é coordenada pelo violinista Silas Simões. O projeto, financiado pelo ProAC, prevê ainda o registro das apresentações por fotógrafos convidados, além de uma exposição.

LOCAIS DOS CONCERTOS

- 04/07 17h - Torre do Castelo

- 07/07 17h - Praça Antônio Pompeo - Centro - Monumento Túmulo a Carlos Gomes

- 09/07 (sábado) - 14h - Conservatório Carlos Gomes

- 11/07 - 17h - Largo das Andorinhas - Monumento ao Bicentenário de Campinas


LEIA TAMBÉM
Campinas gera 1.808 vagas de emprego em maio, diz Caged


Mais Notícias

Mais Notícias