Campinas terá eventos gratuitos para celebrar Dia Mundial do Asteroide Campinas terá eventos gratuitos para celebrar Dia Mundial do Asteroide

Campinas terá eventos gratuitos para celebrar Dia Mundial do Asteroide

Campinas terá eventos nesta quinta-feira e 3 de julho; veja programação

Observatório de Campinas (Foto: Divulgação/PMC)

Campinas terá eventos gratuitos para celebrar o Dia Mundial do Asteroide (Asteroid Day), comemorado nesta quinta-feira (30). A data foi criada pelas Nações Unidas para conscientizar a humanidade sobre os riscos do impacto de asteroides.

Em Campinas, a Prefeitura Municipal, o IG (Instituto de Geociências) e o Museu Exploratório de Ciências da Unicamp estão organizando uma sequência inédita de eventos na sexta-feira (1º) e domingo (3). Ambos são abertos ao público e gratuitos - veja programação abaixo. 

LEIA TAMBÉM 
Unicamp ganha estação para captar meteoros em Campinas; veja flagrantes 
Família dorme em carro após Defesa Civil interditar casa em Valinhos  
Amparo registra seca e não tem chuva significativa há 141 dias

OBSERVATÓRIO

O Observatório Municipal 'Jean Nicolini', no Pico das Cabras, e o Planetário do Museu Dinâmico de Ciências, na Lagoa do Taquaral, vão oferecer uma programação especial que inclui atividades para adultos, adolescentes e crianças.

Na sexta-feira (1), o Observatório terá oficina de astrofotografia para adultos e adolescentes, observação dos astros e atividades para educadores. A bilheteria e o portão abrem às 18h e fecham às 21h; o evento segue até às 22h.

PLANETÁRIO DE CAMPINAS

Já o Planetário de Campinas participa pela primeira vez do Asteroid Day, com cinco sessões no domingo (3), em vários horários. Especialmente para as crianças, haverá oficinas de lançamento de foguetes com propulsão a água. Veja abaixo a programação detalhada.

ASTEROID DAY

O Asteroid Day, ou Dia do Asteroide, é um evento internacional que ocorre anual e simultaneamente em todas as partes do planeta no dia 30 de junho. Nessa data, no ano de 1908, um asteroide de aproximadamente 50 metros de diâmetro explodiu nos céus da região de Tunguska, na Sibéria, no maior evento desse tipo registrado pela história moderna.

Felizmente, a região era praticamente desabitada e não houve registro de vítimas. No entanto, uma área de mais de 2 mil km2 de floresta boreal foi completamente destruída pelas ondas de choque decorrentes da explosão.

Com o objetivo de conscientizar a humanidade sobre os riscos de colisão de asteroides contra a Terra, as Nações Unidas instituíram, em 2016, o Dia Mundial do Asteroide.

SERVIÇO

SEXTA-FEIRA

OBSERVATÓRIO MUNICIPAL JEAN NICOLINI


Oficina de Astrofotografia

Ingressos (somente em dinheiro e valores de entrada, no Observatório): R$ 5,00 para crianças, estudantes e professores; R$ 10,00 para adultos

Horários:
19h 20h - Palestra: Introdução à astrofotografia: conceitos, equipamentos, configurações básicas, execução e tratamento das imagens.
20h 22h: Sessão prática de astrofotografia de paisagem*
Endereço: Estrada das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio.

*Interessados que queiram fotografar, devem levar:

Câmeras DSLR, digital ou celulares (desde que atendam os requisitos básicos: 1) permitir longas exposições, até 30 segundos; 2) oferecer controle do ISO; 3) ter a opção de foco manual.

Para câmeras com lentes intercambiáveis, aberturas maiores que 50 mm são desejadas; Qualquer tripé que seja compatível e suporte o seu equipamento; Lanterna de cabeça ou qualquer fonte de luz fraca. Mais informações clique aqui.
DOMINGO

PLANETÁRIO DO MUSEU DINÂMICO DE CIÊNCIAS (LAGOA DO TAQUARAL)


Sessões de Planetário
Evento gratuito
Duração: 40 minutos
Capacidade máxima: 50 pessoas
Faixa etária: a partir de 5 anos
Horário das sessões: 10h, 11h, 14h, 15h e 16h.
Oficina 'Filmes e Asteroides: Perdendo o Medo de Olhar para Cima'
Evento gratuito

Auditório do Planetário
Inscrição no local, por ordem de chegada.
Duração: 25 minutos
Capacidade máxima: 30 pessoas.
Faixa etária: Livre
Horário das sessões: 9h30, 10h30, 11h30, 13h30, 15h30 e 16h30

Oficina de Lançamento de Foguetes

Evento gratuito
Inscrição no local, fluxo contínuo, por ordem de chegada.
Duração aproximada: 40 minutos
Capacidade máxima: 12 crianças
Faixa etária: 5 a 15 anos
Horário das oficinas: 9h 12h30 e das 14h - 17h

Observação dos Astros
Evento gratuito, sem necessidade de inscrição
Leve seu telescópio!
Faixa etária: livre
Horário: 18h 20h 

LEIA MAIS  
Alta de preço: leite longa vida fica 31% mais caro nos mercados paulistas



Mais Notícias

Mais Notícias