Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Lazer e Cultura

Campinas participa de Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba

Evento acontece das 16h às 20h deste sábado (9) na sede do Urucungos Puítas e Quijengues, na Vila Teixeira

| ACidadeON Campinas

Encontro em Campinas ocorrerá na Vila Teixeira (Foto: Divulgação)

No próximo sábado (9) acontece o "Encontro Nacional Mulheres na Roda de Samba", maior movimento de mulheres sambistas do país. Em Campinas, o evento acontece das 16h às 20h na sede do grupo de Urucungos, Puitas e Quijenges e reúne a Roda Aberta Mandingueira, o Grupo de Compositoras Mana Dinga e o Samba das Mina.

Além das sambistas, o projeto compõe essa rede mulheres que trabalham como produtoras, assessoras de imprensa, fotógrafas e videomakers. As organizadoras Milena Machado, Amanda Menconi e Vivian Colella acreditam na importância da realização desse evento na cidade de Campinas, uma vez que a cidade tem uma belíssima história no samba paulista.

No intervalo da roda haverá apresentação do Grupo YjeXalá SopraElas, com repertório que traz cantigas afrobrasileiras, mantras e composições próprias, em ritmos de maracatu, côco, ciranda e yjexá.

NO BRASIL

Idealizado pela cantora Dorina Barros, o projeto tem a proposta de unir as rodas de samba femininas, cantoras e instrumentistas de samba de todo o país, criando uma rede entre as artistas capaz de ampliar trocas culturais e fortalecer a divulgação do trabalho das mulheres sambistas.

A primeira edição aconteceu em 24 de novembro de 2018 e homenageou em vida a madrinha do samba, Beth Carvalho, reunindo rodas em 10 cidades brasileiras e outras duas na Argentina. Na segunda edição, em 2019, a homenageada será a cantora e compositora Leci Brandão, referência para todas as mulheres que trabalham com samba e arte, e ocorrerá em todas as regiões do país, em 19 estados brasileiros, totalizando 25 cidades, além das representações internacionais em outros três países: Argentina (La Plata), Portugal (Lisboa) e Itália (Florença).

A abertura da roda de samba acontecerá às 17h (horário de Brasília), com TRANSMISSÃO AO VIVO ('LIVE' no Facebook), contemplando todas as cidades participantes. Além de mais de cinco horas seguidas de muito samba, o público presente poderá interagir com outras atividades relacionadas ao tema do evento, de acordo com a programação de cada cidade.

SERVIÇO

"2° Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba - Ano Leci Brandão"
Sábado, dia 9 de Novembro de 2019 Das 16h às 22h
Diversas atrações de grupos femininos de samba, venda de comidas e bebidas e exposição de artesanato. Sede do Urucungos Puítas e Quijengues - R. Salvador Lombardi Neto - Vila Nova Teixeira - Campinas, SP.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON