Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Lazer e Cultura

Concha Acústica do Taquaral terá música caipira no dia 16

A apresentação gratuita acontece a partir das 18h

| ACidadeON Campinas

 

Apresentação será no dia 16 de novembro. Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas

A Concha Acústica da Lagoa do Taquaral vai receber no próximo dia 16 a Orquestra Filarmônica de Violas juntamente com os alunos do projeto Oficinas de Música Caipira, do distrito de Joaquim Egídio. A apresentação gratuita acontece a partir das 18h.  

A Orquestra Filarmônica de Violas surgiu em 2001 em Campinas, idealizada pelo violeiro e pesquisador Ivan Vilela, que durante nove anos implementou sua proposta de aplicar arranjos orquestrados para um grupo instrumental formado apenas por violas caipiras.  

A Orquestra já registrou seu trabalho em três álbuns. Os dois primeiros levam o nome do grupo e foram lançados em 2005 e 2011. O mais recente, intitulado "Encontro das Águas", foi lançado em 2017 e contou com a participação de renomados solistas brasileiros, em um repertório que inclui obras de Villa-Lobos, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Almir Sater e Tião Carreiro, entre outros. O álbum "Encontro das Águas" está disponível nas principais plataformas de streaming de música: Spotify, Deezer e Apple Music.  

Desde 2011, a direção musical da Orquestra Filarmônica de Violas é de João Paulo Amaral, um dos dezoito violeiros do grupo, que também é o diretor artístico e professor de viola no projeto Oficinas de Música Caipira. O projeto, desenvolvido pela Direção Cultura, oferece aos alunos e a comunidade do entorno da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, em Joaquim Egídio, acesso a aulas e apresentações gratuitas de violão, viola caipira e canto coral. Em seu terceiro ano de desenvolvimento, as oficinas contam com o patrocínio da Aviagen por meio da Lei de Incentivo à Cultura.  

As aulas de violão são ministradas por Ricardo Matsuda e o coral, que além dos alunos da escola é composto também por adultos da comunidade, é regido por Jairo Silveira. O repertório, que inclui grandes sucessos como "Chico Mineiro", "O Menino da Porteira", "Saudade da Minha Terra", "Beijinho Doce" e a atual "Trem Bala", busca preservar e valorizar a tradição da música caipira de raiz na região.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON