Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Lazer e Cultura

Exposição marca a trajetória dos maestros da Sinfônica de Campinas

O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas nos Diários Oficiais, documentos antigos da orquestra e no Centro de Memória

| ACidadeON Campinas

Galeria com os 12 regentes da Sinfônica de Campinas (Foto: Divulgação/PMC) 

Vibrantes, ousados, enérgicos ou mais intimistas, os 12 regentes que atuaram ao longo dos 90 anos da Sinfônica de Campinas deixaram a marca de sua personalidade. A exposição "Hall dos Maestros", em cartaz no saguão do Teatro Castro Mendes, apresenta um farto material iconográfico e documental sobre essas personalidades que, ao lado de grandes instrumentistas, impulsionaram a inspirada e histórica trajetória da orquestra.

"Com o aniversário de 90 anos da Sinfônica, vimos a necessidade de fazer uma homenagem àqueles que conduziram e dirigiram nossa orquestra durante essas nove décadas, transformando o grupo, tradicional na cidade e região, numa referência nacional", salienta a curadora da mostra, Carô Tenório, chefe do Arquivo Musical da Sinfônica de Campinas.

O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas nos Diários Oficiais, documentos antigos da orquestra e no Centro de Memória -Unicamp "para sabermos com exatidão os maestros e as datas de empossamentos, além de contato direto com os ex-regentes e com as famílias De Tullio, Bove e Juarez", relata.

Para a exposição, a curadora recorreu, ainda, a recortes de jornais, programas de concertos, fotos e gravações, que foram essenciais nesse resgate da memória da Sinfônica.

A exposição apresenta imagens e informações sobre os maestros Salvador Bove (1929 1946), Mario de Tullio (1946 1953), Luiz de Tullio (1958 1974), Benito Juarez (1975 2000), Aylton Escobar (2001 2003); Claudio Cruz (2003 2005), Carlos Fiorini (2005 2006), Roberto Tibiriça (2006 2007), Parcival Modolo (2007 2009), Lígia Amadio (2009), Parcival Modolo (2010 2011), Victor Hugo Toro (2011 até hoje). O maestro Karl Martin atuou como regente convidado principal de 2006 a 2011.

Com uma linguagem atraente e acessível, o texto curatorial traz informações sobre a estrutura da orquestra, que transita pelos bastidores, partituras, músicos, maestros, solistas, enfim, por um universo complexo e pulsante.

A exposição "Hall dos Maestros" está em cartaz nos dias e horários dos concertos da Sinfônica de Campinas, no Teatro Castro Mendes (Praça Correa de Lemos, s/n. Vila Industrial. Campinas).

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON