Aguarde...

Lazer e Cultura

Insituto transmite live sobre Festival Hercule Florence nesta terça

Live ocorre a partir das 18h e debaterá festival de fotografia que ocorre desde 2007 em Campinas

| ACidadeON Campinas

Fotografias de último festival exibidas no Centro de Campinas (Foto: Arquivo/Divulgação) 

O IHF (Instituto Hercule Florence), de São Paulo, promove uma live nesta terça-feira (15), às 18h, com o título "A História e relevância do Festival Hercule Florence de Fotografia" para abordar a trajetória do evento de fotografia brasileira, que acontece desde 2007 na cidade de Campinas. Neste ano, em meio a pandemia do coronavírus, o evento comemora sua 13ª edição.

A conversa contará com as participações de Antonio Florence, tetraneto de Hercule Florence e fundador do IHF; Ricardo Lima, fotógrafo e organizador do Festival Hercule Florence de Fotografia; Nelson Chinalia, fotógrafo e professor de fotografia; e Luciana Florence, jornalista e ceramista, responsável pelo departamento de comunicação do IHF.

O público poderá interagir enviando perguntas por escrito durante a live. A transmissão ao vivo acontece pelos canais de mídias sociais do IHF, entre eles Youtube e Facebook. A live também será transmitida pelo canal do YouTube do Festival Hercule Florence de Fotografia.

SOBRE OS PARTICIPANTES

Antonio Florence
Fundador do Instituto Hercule Florence, é advogado formado e pós-graduado pela USP e sócio da Florence & Advogados. Foi presidente do conselho da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA); diretor vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa-Brasileira; consultor para assuntos jurídicos e econômicos da Grand-Duché de Luxembourg; membro do conselho curador da Fundação Stickel; diretor jurídico do Clube Alemão Transatlântico e conselheiro da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

Ricardo Lima
É jornalista formado pela PUC-Campinas e atua desde 1995 como repórter fotográfico. É o idealizador do Festival Hercule Florence de Fotografia, além de ser membro fundador da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB). Teve a oportunidade de realizar a cobertura fotográfica de diversos eventos de relevância regional e nacional. Atua na diretoria da Arfoc Associação dos Repórteres Fotográficos do Estado de São Paulo

Nelson Chinalia
Fotógrafo e jornalista, é formado pela PUC-Campinas, com especialização e mestrado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Foi editor de Fotografia do jornal Correio Popular de Campinas; professor de Fotojornalismo e Artes Visuais na PUC-Campinas e pesquisador do GEMeF no Centro de Memória da Unicamp. Recebeu o Prêmio Vladmir Herzog de Fotojornalismo na modalidade Violência e Direitos Humanos em1995. Fotografou a Copa do Mundo de Futebol na França, em 1998, para os jornais Correio Popular e Diário do Povo de Campinas. Coordenou as oficinas, curador das exposições e editor dos livros fotográficos Comunidade em Foco, do CDI Campinas, em 2008 e 2012.

Luciana Florence
É jornalista formada pela PUC-Campinas, especializada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina (São Paulo). Trabalhou nas revistas Vogue, Criativa e Glamour. Atualmente divide seu tempo entre a comunicação do Instituto Hercule Florence e seu trabalho com cerâmica de autor.

FESTIVAL HERCULE FLORENCE DE FOTOGRAFIA

Criado em julho de 2007, o Festival Hercule Florence de Fotografia tem como matriz a invencao isolada da fotografia no Brasil realizada pelo artista e inventor franco-monegasco Hercule Florence na cidade de Campinas em 1833 fato que desencadeou atitudes fotograficas ao longo dos últimos seculos.

Com a divulgação mundial dos inventos de Florence pelo pesquisador brasileiro Boris Kossoy, em 1976, surgiram, em Campinas, fotógrafos, grupos de fotografia, pesquisas e exposicoes que, desde então, são parte integrante da vida cultural da cidade.

Em 2007, foram criados dois eventos simultaneos sobre fotografia, determinantes na formacao do Festival Hercule Florence: a Semana Hercule Florence e o Seminario Imagem e Atualidade, da PUC-Campinas.

Desde sua criação, o Festival acontece durante o transcurso do Dia Mundial da Fotografia, comemorado no dia 19 de agosto. Ao longo de seus 12 anos, o evento recebeu dezenas de renomados fotografos e pesquisadores, além de ter realizado mais de 20 exposições.


Mais do ACidade ON