Aguarde...

Lazer e Cultura

Setembro Amarelo: terapeuta realiza live gratuita

No mês da luta de combate ao suicídio, Ricardo Amarante convida a psicóloga Priscila Batista para a discussão

| ACidadeON Campinas

O terapeuta Ricardo Amarante (Foto: Divulgação/Rede Social) 

Neste domingo (20), a partir das 19h30, o terapeuta Ricardo Amarante realizará, em seu perfil no Instagram uma live em parceria com a psicóloga Priscila Batista sobre Setembro Amarelo, com o tema "Precisamos falar sobre saúde mental".

Os profissionais vão ter um papo descontraído sobre a atuação de exercícios corporais e a psicologia no combate à doenças relacionadas à saúde mental, abordando temas como a importância das duas áreas, a perda e a recuperação do prazer em viver e a desmistificação de tabus sobre ansiedade e depressão.

A campanha "Setembro Amarelo", foi criada no Brasil em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Muitas vezes, achamos que essa é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas os dados sobre o assunto são alarmantes. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do planeta. Isso significa que 800 mil pessoas perdem a vida dessa forma.

Sobre a prática de exercícios corporais no combate à ansiedade e depressão, Ricardo aponta que eles "liberam o fluxo de sangue, trabalhando os hormônios e humores". O terapeuta, idealizador da empresa Ramarante, explica que alguns exercícios simples como yoga, meditação e o Lian Gong - uma prática corporal chinesa - podem fazer a diferença nos cuidados com a saúde mental.

A respiração, exercício corporal comum a essas três práticas, pode ser um mecanismo para lidar com a ansiedade, por exemplo, que se trata, segundo o terapeuta, de "um acelerado dos processos metabólicos do corpo, causando a sensação de desespero e a vontade de fugir". Já no caso da depressão, existe a necessidade de trabalhar movimentos que tragam prazer, para voltar a sentir prazer em viver, evitando entrar em um padrão de autoextermínio do corpo. Assim, o movimento do fluxo de sangue ativa os hormônios, liberando o prazer em sentir a vida novamente.

Para a convidada Priscila, que é formada em psicologia pela Universidade Paulista - Unip e tem seus atendimentos voltados a crianças, adolescente, jovens e famílias, algumas questões precisam ler levantadas e debatidas na live, como: Qual a importância da saúde emocional na vida e no cotidiano? Qual a importância de um espaço onde podemos nos expressar sem julgamentos e sem tabus? E, por que, em pleno século 21, ainda temos tabus, e muitas vezes não colocamos a nossa saúde emocional como prioridade?

Ainda sobre os exercícios, Amarante destaca: "O hábito de praticar os exercícios é muito importante para colher resultados e cuidar do corpo, deixando de sermos pacientes, isto é, aquele que espera a cura, para nos tornarmos agentes. Os exercícios nos transformam em agentes da nossa própria cura".

SERVIÇO


Live: Precisamos falar sobre saúde mental
Data: 20 de setembro de 2020
Hora: 19h30
Profissionais: Ricardo Amarante e Priscila Batista
Onde será: Instagram

Mais do ACidade ON