Publicidade

lazerecultura

5ª Semana Senac de Leitura será digital e retratará diversidade

Evento on-line acontece de 13 a 17 de outubro, e irá explorar assuntos como diversidade de gênero, inclusão, minorias, direitos humanos e saúde emocional

| ACidadeON Campinas -

Evento vai acontecer nas dependências do Senac Centro (Foto: Divulgação)
A 5ª Semana Senac de Leitura acontece entre os dias 13 e 17 de outubro de forma totalmente digital, em Campinas. A programação será gratuita e seguirá a temática Diversidade: muitas formas de ler e aprender o mundo. O evento poderá ser acompanhado pelo YouTube, no Microsoft Teams e redes sociais. (Veja a programação completa abaixo) 

Divulgada neste ano, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró Livro e do Itaú Cultural, aponta que apenas 52% dos brasileiros são considerados leitores, ou seja, leram ao menos um livro nos últimos três meses.

Por isso, como forma de levar e incentivar a leitura para todos com temas atuais, este ano, o evento contará com palestras e bate-papos relacionados a grupos minorizados, relações étnico-raciais, produções periféricas, representatividade, acessibilidade e biblioterapia.

Segundo a coordenadora da Semana Senac de Leitura, Cristiane Camizão Rokicki, o cenário atual reforça a importância do evento que visa estimular a prática da leitura, assim como elucidar questões relevantes para a sociedade em geral.

"Desde sua criação, pensamos em realizar uma atividade capaz de abordar temas complexos e necessários com o maior número de pessoas, por isso, nada melhor do que uma conversa sobre diversidade na edição de 2020", explica Cristiane.

Para participar não há necessidade de inscrição prévia, apenas acesso à internet e interesse em leitura e diversidade, seja para fins pessoais ou profissionais. A divisão dos temas centrais é dada de acordo com cada dia do evento: sendo diversidade de gênero, inclusão, minorias, direitos humanos e saúde emocional, respectivamente. Confira a programação completa de Campinas:

Apresentação: Contação de História Inspirada no Livro Joana a Princesa

Na terça-feira, 13, Elaine França Holanda e Luiz Carlos de Farias farão a contação de histórias inspirada no livro Joana a Princesa de Janaina Leslão, que abordará a temática transexual, contação cheia de metáforas, cores e poesia, usando sons e objetos.O vídeo será divulgado no Instagram (@senac.campinas) e Facebook do Senac Campinas, das 15 às 15h30.

Bate-papo: Literatura - do racismo estrutural a uma abordagem antirracista

No dia 15, Ariana Gilberto realizará um bate-papo sobre algumas obras literárias que fazem parte da nossa cultura. Porém, possuem viéses racistas os quais ao longo do tempo construíram, de forma efetiva, o racismo estrutural. Este entendimento se faz necessário para conhecermos os seus efeitos em nosso cotidiano até chegarmos à literatura que constrói, de forma significativa, uma educação antirracista. A transmissão será realizada ao vivo, das 13h15 às 14h45 pela plataforma Microsoft Teams.

Roda de conversa - Leitura e Moda Plus Size: desconstrução de padrões
Também no dia 15, tem uma roda de conversa com as docentes do Senac Justine Armani, Ana Carolina Pereira Marcondes, Silvia Cristina Marques Belatine e Carolina Fritoli. Elas discutirão, das 18h às 19h, como a moda pode auxiliar na aceitação do corpo e na construção de narrativas mais inclusivas, assim como de que forma essa leitura pode colaborar com a ruptura de padrões estéticos construídos no imaginário social. A transmissão será ao vivo pelo Facebook do Senac São Carlos.

Publicidade