Publicidade

lazerecultura

'Concertos Eptv' retoma programação presencial com apresentação em Cosmópolis

Apresentação é gratuita e comemora os 77 anos da cidade

| ACidadeON Campinas -

Horacio Schaefer, Roberto Ring e Pablo de León (Foto: Arnaldo Pappalardo)


As apresentações presenciais dos concertos da EPTV estão de volta. O retorno acontece no domingo (5) em Cosmópolis, como forma de comemorar o aniversário de 77 anos da cidade.  

A programação musical será apresentada por renomados instrumentistas atuantes no cenário da música de concerto nacional. Os concertos são gratuitos.  

Segundo a EPTV, a iniciativa é "fundamental para a difusão e democratização da música clássica pelas cidades do interior paulista". 
Na temporada 2021, a série terá parceria da Prefeitura Municipal de Cosmópolis e da Secretaria de Cultura. A realização do concerto acontece no domingo no Auditório Paulo Freire,. 

MÚSICOS

A atração é o trio León, Schaefer, Ring, que interpreta peças de câmara de Mozart, Schubert e Dvorak. Formado pelo violinista Pablo de León (spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), o violista Horacio Schaefer (chefe do naipe das violas do Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e o violoncelista Roberto Ring. O trio comemora vinte anos de atividades em 2021, ultrapassando a marca de 800 concertos realizados no Brasil, além de Argentina e Chile.

O trio contará ainda com a participação de um músico convidado: o violinista Abner Landim (spalla da Filarmônica de Goiás).
 
REPERTÓRIO

O Réquiem em Ré Menor, KV. 626, de Mozart, será executado em versão para quarteto de cordas. Uma das obras-primas da música clássica, o Réquiem (missa para os mortos) foi a última composição escrita por Mozart, antes de sua morte. A peça, que ficou inacabada, carrega todo o sofrimento dos últimos meses de vida do compositor.

Em seguida, o grupo toca o Quarteto nº 14 A Morte e a Donzela de Schubert, uma das principais peças do repertório para quarteto de cordas. Escrito logo após o compositor saber que estava com sífilis, a obra é marcada por um tom trágico. Schubert reutilizou o tema de sua canção "A Morte e a Donzela" no segundo movimento, de onde se originou o apelido do quarteto.

SERVIÇO:

CONCERTOS EPTV 2021

COSMÓPOLIS | 5/12 (DOMINGO), 18H
Auditório Paulo Freire

Endereço: Rua 7 de Abril, 649 - Damiano
Informações: (19) 3812 3101
Ingressos gratuitos
Retirada de ingressos na bilheteria do teatro 2 horas antes do concerto

Mais notícias


Publicidade